Sejudh lança campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres
No Pará, a ação faz parte do calendário oficial de eventos que começam no dia 25 de novembro e engloba datas importantes como o Dia da Consciência Negra
Nesta terça-feira (9), a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, por meio da Coordenadoria de Integração de Políticas para as Mulheres, vinculada à Direitoria de Cidadania e Direitos Humanos, lançou a edição estadual da “Campanha 16 dias de pelo fim da violência contra as mulheres”. Os "16 Dias de Ativismo" é um movimento anual e internacional que começa sempre em novembro, com abrangência mundial, pela erradicação de todo o tipo de violência contra as mulheres e a garantia de direitos.
No Brasil, a campanha inicia no dia 20 de novembro. Já no Pará faz parte do calendário oficial de eventos que começam dia 25 de novembro e seguem até o próximo dia 10 de dezembro, e engloba diversas datas importantes, como o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro; Dia da Não Violência Contra as Mulheres, em 25 de novembro; em 1ª de dezembro - Dia Mundial de Combate a AIDS; em 6 de dezembro- Campanha do Laço Branco: mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres e, por fim, em 10 de dezembro, o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Para a representante da CIPM, Márcia Jorge, a promoção da “Campanha 16 dias de pelo fim da violência contra as mulheres” pode trazer benefícios para a sociedade. “São ações práticas para a transformação da sociedade em busca da mudança pela igualdade e oportunidade de direitos das mulheres. Práticas que levem a essa mudança, em todos os espaços de convivência. Querer o fim da violência contra as mulheres é preciso começar agora”, afirmou.