Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIDADE DE VIDA

Estado conclui 12 obras de saneamento e avança com serviços pelo Pará

Outras 16 obras seguem em execução, com previsão de conclusão para os próximos meses, em diferentes regiões do estado

Por Matheus Rocha (SEAC)
09/11/2021 09h47

Melhorar o saneamento básico nos municípios paraenses tem sido um dos principais desafios do Governo do Estado. Desde 2019, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), o Estado tem retomado e dado prosseguimento a obras de implantação de sistemas de abastecimento de água e esgoto financiadas através da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), instituição do governo federal, responsável pelo fomento de soluções de saneamento para a prevenção e o controle de doenças.

A Funasa também formula e implementa ações de promoção e proteção à saúde, relacionadas com as ações estabelecidas pelo Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental. Um investimento em torno de R$ 113 milhões que tem garantido água de qualidade e esgotamento sanitário para moradores de vários municípios paraenses. 

Até agora, o Estado concluiu 12 obras de saneamento básico no território paraense. Entre elas, os sistemas de abastecimento de água dos municípios de Muaná, Concórdia do Pará, Vigia, Aurora do Pará, Tracuateua, Ponta de Pedras, Inhangapi, Afuá, Primavera, Placas e São Caetano de Odivelas. 

Outras 16 obras seguem em execução, com previsão de conclusão para os próximos meses, como a rede de distribuição de Curralinho, os sistemas de esgotamento sanitário de Breu Branco e Jacundá, além dos sistemas de abastecimento de água de São Sebastião da Boa Vista, Anajás, Tailândia, Oeiras do Pará, Óbidos, Jacundá, Ourém, Santo Antônio do Tauá, Quatipuru, São Francisco do Pará, Goianésia e Almeirim. 

“Muitas destas obras estavam paralisadas. Hoje, elas foram retomadas e concluídas, outras seguem em execução. Isso mostra a preocupação do Governo com o saneamento básico. São obras de sistemas de abastecimento de água, rede de distribuição e esgoto que mostram que saneamento básico é prioridade nessa gestão.” afirmou o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano da Sedop, Valdir Acatauassu.

A Sedop também segue trabalhando na elaboração de processo licitatório para que, em breve, possa ter início a construção de outros seis sistemas de abastecimento de água, nos municípios de Prainha, Jacareacanga, Soure, Maracanã, Cachoeira do Arari e Breu Branco