Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVEMBRO AZUL 

Profissionais do Hospital Abelardo Santos alertam sobre os cuidados com o câncer de próstata

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 devem procurar o urologista para conversar sobre o exame de próstata

Por Luana Laboissiere (SECOM)
08/11/2021 11h04

Associar uma cor a um mês tem se mostrado uma excelente ferramenta para disseminar informações, chamar a atenção e conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidarmos da saúde e priorizarmos nossa qualidade de vida. No calendário oficial do Ministério da Saúde (MS), novembro é dedicado ao câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, e a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Mais que alertar sobre a doença, o Novembro Azul, que nasceu em 2004, na Áustria e, rapidamente, se espalhou pelo mundo, é uma campanha com o objetivo de conscientizar os homens sobre os cuidados que devem tomar com a própria saúde. Em Belém, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos- HRAS, localizado no distrito de Icoaraci, mantém um serviço de urologia - o qual, apesar de não tratar, exclusivamente, homens -  consegue diagnosticar o câncer de próstata e encaminhar os pacientes para o tratamento em unidades oncológicas do Sistema Único de Saúde (SUS), como o Ophir Loyola (HOL) e o Barros Barreto.


Diagnóstico
Os especialistas do HRAS garantem que quanto antes a doença for diagnosticada, mais chances o paciente tem de recuperação.

“A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Ele é assintomático no início, o que torna a prevenção muito importante. Vale lembrar que o exame de sangue não substitui o de toque, que é simples e rápido. É indispensável que os dois sejam realizados, principalmente em homens que já passaram dos 45 anos de idade. No entanto, antes desta faixa etária, o homem deve ir regularmente ao médico e cuidar de sua saúde para não desenvolver outras doenças”, orientou o coordenador médico do Abelardo Santos, Carlos Henrique.

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O diretor técnico do HRAS, Paulo Henrique Ataíde, lembra que na fase inicial a neoplasia não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. “Na maior parte dos casos, os sintomas são dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen”, alertou o médico.

Atendimentos
O HRAS dispõe de 900 consultas mensais de urologia para pacientes oriundos da regulação estadual. “Oferecemos acompanhamento regular de prevenção, diagnóstico e tratamento das principais patologias da saúde do homem. Nos casos oncológicos, diagnosticamos e encaminhamos para hospitais específicos”, disse o coordenador da Urologia, o médico Bernardo Sefer.

Dados do INCA apontam que, em 2020, foram 930 novos casos de câncer de próstata no estado do Pará. 

“Uma vez descobertos, o tratamento será decidido em conjunto pelo médico urologista e pelo paciente e envolve cirurgia, radioterapia, hormonioterapia e quimioterapia. Os principais fatores de risco são a idade acima de 50 anos, os genéticos e hereditários, obesidade, exposição a arsênio e a derivados do petróleo”, explicou o especialista.

Sefer enfatiza que além de ir regularmente ao médico, é preciso manter um estilo de vida regrado. “Primeiramente, é fundamental manter hábitos saudáveis de vida, evitando excesso de sal, gordura e açúcares. Praticar exercícios físicos. Prezar pela higiene correta da parte íntima. Manter a proteção durante a relação sexual e evitar vícios de entorpecentes”, finalizou Sefer.

Serviço
Neste mês, o Abelardo Santos realizará ações com o instituto de conscientizar a população sobre o tema. “Temos como missão de hospital participar de todas as promoções em defesa da saúde. Apesar de não fazermos acompanhamento de pacientes com câncer de próstata já diagnosticado, realizamos tratamento de hiperplasia prostática benigna em que realizamos procedimentos de ressecção transuretral de próstata e prostatectomias radicais”, observou Marcos Silveira, diretor executivo do Abelardo Santos.

Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Romulo Rodovalho, o Abelardo Santos é um grande parceiro nos cuidados masculinos da população paraense. “O serviço de urologia do HRAS atua na prevenção e no diagnóstico precoce, seja a nível de exame físico, laboratorial e também com biópsia de próstata realizada por ultrassonografia pela equipe de radiologia. Desta forma, a unidade vem trabalhando com o Governo do Estado para prolongar muitas vidas”, enfatizou o titular da pasta.

 

Curiosidades
- A Campanha surgiu no ano de 1999 na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina. O grupo realizava ações e o que arrecadava, era doado às instituições de caridade.

- Com o sucesso do movimento, em 2004 foi criada a Movember Foundation Charity, sendo Movember a junção de Moustache (bigode) e November (novembro). Na campanha é também pregado o No Shave November, que em tradução literal significa Novembro Sem Barbear. Por isso, o bigode, juntamente com a cor azul ficou conhecido como símbolo da campanha.

- No Brasil, a Campanha Novembro Azul foi trazida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.

Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia 

Texto: Roberta Paraense/HRAS