‘Enem Pará Itinerante’ intensifica aprendizagem dos alunos na UsiPaz de Ananindeua
A ação quer assegurar a competitividade dos candidatos nas provas do Enem 2021, nos próximos dias 21 e 28 de novembro
O estudante Antônio Júnior, 16 anos, assistiu a aula na UsiPaz do Icuí-Guajará: "A experiência dos professores nos deixa confiantes”.Neste sábado (6), cerca de 150 estudantes participaram de mais um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, na Usina da Paz (UsiPaz) do Icuí-Guajará, em Ananindeua. A iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do programa Enem Pará Itinerante, busca assegurar a competitividade dos candidatos nas provas que serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro.
A Seduc informa que essa é uma revisão com conteúdos focados em recorrências, com questões presentes todos os anos no Enem, mas que os alunos ainda apresentam dificuldade de compreensão. A Secretaria ressalta que toda a programação foi direcionada aos estudantes da rede pública estadual, concluintes do Ensino Médio, em 2021, e também para pessoas que já concluíram os estudos em anos anteriores.
O aposentado Luiz Antônio Souza, 68 anos, sonha em ingressar em uma universidade e se prepara para o Enem 2021Atento aos ensinamentos dos professores, o aposentado Luiz Antônio Souza, 68 anos, afirmou que está ansioso para fazer o Enem e pretende cursar Artes Visuais na Universidade Federal do Pará (UFPA). “O aulão está sendo muito interessante, porque estou aprendendo novos assuntos e me dedicando bastante aos estudos. Acredito que farei uma boa prova e, muito em breve, espero conseguir uma oportunidade no Ensino Superior”, afirmou Luiz Antônio.
Ana Beatriz Mota, 18 anos, quer cursar Medicina no ensino superior: “Essa é minha segunda vez aqui, gostei bastante da aula".Empenhada em cursar Medicina, Ana Beatriz Mota, 18 anos, conta que está bastante satisfeita com os ensinamentos e os materiais disponibilizados durante os aulões. “Essa é minha segunda vez aqui, gostei bastante da aula anterior e a didática dos professores é muito interessante. Com certeza, esta iniciativa dá oportunidade para que os alunos da escola pública possam ingressar em uma universidade, no curso que eles desejarem”, ressalta.
Candidatos ao Enem 2021 atentos à aula na UsiPaz neste sábadoPela primeira vez fazendo a prova do Enem, o estudante Antônio Júnior, 16 anos, pretende fazer Engenharia da Computação e está com a expectativa de bons resultados no exame. “Graças a esse projeto do Governo do Estado, por meio da Seduc, a gente vai poder fazer as provas do Enem de maneira tranquila, utilizando as dicas e orientações dos professores, porque é notável a grande experiência deles o que nos deixa ainda mais confiantes”, evidencia o aluno.
INCENTIVO
O coordenador de Ações do Enem Pará Itinerante, Diego Maia, disse que a Seduc tem intensificado suas ações pedagógicas com a proximidade das provas do Enem. “Nós estamos estendendo nossas atividades na UsiPaz do Icuí-Guajará, inclusive dobrando o número de vagas com o intuito de abranger o maior número de alunos possíveis, em função do sucesso e grande demanda que recebemos. A comunidade está abraçando este importante espaço de inclusão social e o Enem Pará Itinerante veio para somar com o projeto”, frisou o dirigente.Coordenador de Ações Enem Pará, Diego Maia, informou que até o dia 27, o projeto orientará os estudantes com conteúdos e dicasDiego Maia destacou, ainda, que até o dia 27 de novembro, véspera do 2º domingo de provas, o projeto estará disponibilizando aos participantes dicas importantes, orientações para hábitos mais saudáveis e os conteúdos que mais caem no Enem, serão revisados por especialistas nas quatro áreas do conhecimento exigidas no exame: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias, além da Redação.
Neste sábado (6), um panorama do aulão do Enem Pará Itinerante na Usina da Paz do Icuí-Guajará, do Programa Territórios Pela PazPara o gerente da UsiPaz do Icuí-Guajará, Alex Melul, “trazer o conhecimento para esses cerca de 150 jovens e adultos de Ananindeua, é um trabalho brilhante e que deve ser evidenciado. Fico muito feliz em ver que a população do município está usufruindo deste espaço (Usina da Paz), seja para conhecer, estudar, levar seus filhos na brinquedoteca e biblioteca, além dos diversos espaços pedagógicos, assistenciais e de convivência que dispomos. Aqui é um lugar seguro e, principalmente, aberto para todos”, destacou.
ITINERÂNCIA
O programa Enem Pará Itinerante também esteve presente, neste sábado (6), no município de Santa Izabel do Pará e beneficiou cerca de 200 alunos da cidade e de municípios vizinhos como Bujaru, Santo Antônio do Tauá e São Caetano de Odivelas. A programação foi realizada na Câmara Municipal, com materiais materiais de estudos disponibilizados aos estudantes, que contribuem para um melhor prepara para o Enem.
Na próxima semana, haverá novo aulão na UsiPaz do Icuí-Guajará, de 8h às 12h, e o projeto também estará nos municípios de Mocajuba, na Região do Baixo Tocantins (11/11) e Santarém, na Região do Baixo Amazonas (12/11), além dos trabalhos fixos nas escolas estaduais de todo o Pará.
*Texto de Vinícius Leal (Ascom/Seduc)