Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS PÚBLICAS

Obras avançam em 80 unidades habitacionais no Conjunto Riacho Doce I

Por Matheus Rocha (SEAC)
05/11/2021 15h16

Os trabalhos de recuperação do Conjunto Riacho Doce I, no bairro do Guamá, em Belém, estão em ritmo acelerado desde que foram retomados, no mês de agosto, sob a condução da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). Com investimento superior a R$ 5 milhões, o prazo de execução é de 14 meses, mas pelo andamento, deve ser adiantado ainda para o primeiro semestre.
São 80 novas unidades habitacionais distribuídas nos blocos 03, 04, 05, 06 e 07. Cada bloco possui 16 apartamentos com 47 metros quadrados, em quatro andares. As equipes já estão trabalhando na fase de recuperação estrutural, esquadria e piso das unidades.

Luiz Gomes Filho, coordenador de obra, gerente de contrato da SPELuiz Gomes Filho, coordenador de obras do Conjunto, explica que os trabalhos iniciaram imediatamente após a assinatura da ordem de serviço. “Logo em seguida fizemos a recuperação estrutural da última laje que estava sem o telhado. Já estamos com três blocos cobertos e trabalhando em outros dois que devem ser concluídos ainda em novembro. Todas as esquadrias de alumínio e vidro temperado e peitoris já foram instalados. Estamos na fase de recuperação interna e aferição dos níveis das prumadas de paredes e vãos de portas e instalações hidráulicas”, detalha Luiz.

Na próxima semana, já devem iniciar os trabalhos de pintura externa dos primeiros blocos. Em seguida, assentamento dos pisos. “Estamos acelerando, nosso contrato é de 14 meses, mas estamos tentando antecipar essa obra,  para ver se em maio entregamos”, acrescenta.

"A finalização dessa obra reforça o compromisso do Governo do Estado, no sentido de dar melhores condições de vida e moradia digna para a população. É uma obra que nos gera felicidade e satisfação e esperamos em breve fazer essa entrega dos apartamentos para seus novos moradores", disse Ruy Cabral, secretário da Sedop.

O projeto prevê infraestrutura com água e esgoto e combate a incêndios, iluminação e urbanização. As unidades se juntarão aos apartamentos dos conjuntos Riacho Doce II e III que já estão em fase de finalização e pintura, com entrega das 368 unidades previstas para dezembro deste ano. No total, as obras totalizam 448 novas unidades habitacionais distribuídas nos três residenciais para as pessoas que tiveram seus imóveis desapropriados para as obras do projeto de Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba.