Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS

Governo do Pará promove cidadania e direitos humanos para a zona rural de Altamira

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em parceria com outras instituições, garante serviços e ações sociais nas regiões do Xingu e Tapajós

Por Gerlando Klinger (SEJU)
05/11/2021 13h42

Equipes da Sejudh e parceiros atendem moradores do sudoeste do Pará, com a emissão de documentos pessoais, entre outros serviçosDistante a mais de 100 quilômetros de Altamira, sudoeste paraense, o Travessão da Firma recebeu nesta sexta-feira (5), pela primeira vez, uma ação de cidadania promovida pelo Governo do Pará. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e parceiros levaram uma série de serviços de cidadania e promoção dos direitos humanos ao maior município brasileiro.

Emissão de carteiras de identidade, orientação sobre direitos do consumidor e formação em direitos humanos fizeram parte da programação. O evento contou com a disponibilização de serviços de saúde, como consultas médicas e odontológicas, e de vacinas de combate à Covid-19.

A professora, Marilene Carvalho, afirmou que a comunidade do Travessão da Firma aguardava a ação da SejudhCom mais de 800 famílias divididas em diversos assentamentos, o Travessão da Firma reuniu, apenas neste primeiro dia, mais de 100 pessoas para garantir os diversos serviços ofertados. A professora Marilene Carvalho, responsável pela Escola da localidade, destacou a importância da ação. “Nós estamos articulando a vinda da ação ao Travessão há muitos meses para atender todos os moradores que necessitam serviço de cidadania”, disse a educadora.

Morador de um dos assentamentos do Travessão da Firma, João Viana: "Estou extremamente satisfeito com a realização dessa ação". Morador de um dos assentamentos do Travessão da Firma, João Viana, disse que a vinda da Caravana de Cidadania e Direitos Humanos à localidade, demonstra um olhar atento do Governo do Pará para os moradores que vivem longe dos grandes centros urbanos. “Estou extremamente satisfeito com a realização dessa ação aqui na Firma. Nunca tivemos uma ação que trouxesse algo que nós mais precisamos: carteira de identidade”, explicou.

A Caravana de Cidadania e Direitos Humanos, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, segue pela região do Xingu e Tapajós, desde o dia 5 até o dia 12 de novembro, em Altamira; 14 e 15 em Castelo dos Sonhos, e Brasil Novo. Em seguida, dia 17 de novembro, será a vez da cidade de Aveiro, e 18, em Fordlândia, distrito de Aveiro. Por fim, nos dias 21 e 22 de novembro será a vez de Rurópolis; 25, Anapu, e finalizando a ação a cidade de Pacajá será a última parada nos dias 27 e 28 de novembro.