Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROCESSO SELETIVO

Mais 327 vagas de nível superior são ofertadas pelo Forma Pará em sete municípios

Os interessados em participar do processo terão até o dia 16 para realizarem a inscrição no site do Centro de Processos Seletivos (CEPS) da UFPA

Por Fernanda Graim (SECTET)
05/11/2021 11h15

Na manhã desta sexta-feira (5), foi publicado o edital com a oferta de mais 327 vagas do Forma Pará em sete municípios paraenses. O documento se refere aos cursos superiores que serão executados pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), o Forma Pará conta com a parceria das prefeituras municipais e das Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas para ser realizado.

Os cursos ofertados e os municípios atendidos pela chamada 2021 do Forma Pará, por meio da UFPA são: Licenciatura em Música, 40 vagas, em Ponta de Pedras; Engenharia Civil, em Barcarena e Rondon do Pará (50 vagas cada); Agronomia, 45 vagas, em Novo Repartimento; Enfermagem, 42 vagas, em Cametá; Engenharia Mecânica, 50 vagas, em Nova Ipixuna; e Turismo, 50 vagas, em Salinópolis.

Os interessados em participar do processo seletivo especial terão o prazo das 14 horas do dia 8 às 23h59 do dia 16 de novembro de 2021 para realizarem a inscrição no site do Centro de Processos Seletivos (CEPS) da UFPA. Os candidatos com hipossuficiência econômica podem solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição até o dia 16 de novembro. A isenção total do pagamento da taxa de inscrição será garantida ao candidato que comprovar ter cursado todo o ensino médio ou equivalente em escola da rede pública ou tenha sido bolsista integral em escola da rede privada, porém essa isenção não gera automaticamente o direito de concorrer a vagas de cotas específicas.  O mesmo prazo será dado aos candidatos que precisarem de atendimento especial para realização da prova.

Outros processos

O Forma Pará também está com inscrições abertas para o processo seletivo que vai preencher outras 1100 vagas de cursos a serem executados pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra),  Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Universidade do Estado do Pará (Uepa). Nesses casos as inscrições podem ser feitas pelo site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

Até a próxima segunda-feira (8) está prevista a publicação do edital referente aos cursos ofertados por meio do Instituto Federal do Pará (IFPA). Assim como aquele relativo ao curso de Direito da Terra (Unifesspa), em Itupiranga.  A prova do processo seletivo de todas as IES será realizada no dia 05 de dezembro de 2021 simultaneamente em todos os municípios beneficiados pelo programa nesta chamada.

Serviço:
Os editais da Ufra, Ufopa, da Unifesspa e da Uepa estão disponíveis em https://portalfadesp.org.br/?page_id=316 , e o da UFPA  encontra-se em https://www.ceps.ufpa.br/.