Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Uepa recebe inscrições, via Prosel, para Curso de Licenciatura Intercultural para Povo Xikrin

O Processo Seletivo ocorre pelo Programa Forma Pará 2022 e receberá solicitações de inscrições exclusivamente online, de 5 a 15 de novembro deste ano

Por Governo do Pará (SECOM)
04/11/2021 14h16

Povo Xikrin do Cateté pode acessar o ensino superior, por meio do Forma Pará, com o curso de Licenciatura Intercultural Indígena Com a oferta de 50 vagas exclusivamente para candidatos do Povo Xikrin do Cateté, o Processo Seletivo para o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena 2022/Programa Forma Pará receberá solicitações de inscrições exclusivamente via internet, no período de 5 a 15 de novembro. No ato de solicitação de inscrição, todos os candidatos deverão anexar uma declaração do cacique ou da liderança autorizada da aldeia do candidato, que referende a candidatura na condição de indígena. 

O Processo Seletivo Específico para o ingresso no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena/2022- Programa Forma Pará- Turma Xikrin do Cateté será executado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Núcleo de Formação Indígena (Nufi), da Coordenação do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UEPA e da Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA).

De acordo com o edital, poderão se inscrever neste Processo Seletivo Específico, candidatos indígenas do Povo Xikrin, que concluíram a 3ª série do Ensino Médio. Para os candidatos concluintes do Ensino Médio no ano letivo corrente, será aceita para a solicitação da inscrição, uma declaração que ateste tal situação.

Embora as inscrições sejam online, as duas etapas do Processo Seletivo serão presenciais e realizadas na Escola Indígena de Ensino Fundamental Bep Karotin Xikrin, localizada na aldeia Cateté, informou a coordenadora do Nufi, Aline da Silva Lima, que também coordena o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena.

A primeira etapa da seleção será uma prova escrita de redação, realizada no dia 28; a segunda, uma entrevista, nos dias 29 e 30 deste mês. O candidato selecionado para a vaga no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Uepa/2022 – Turma Xikrin do Cateté, não poderá ocupar duas vagas em instituições públicas. 

"A turma Xikrin do Catete é uma demanda para abertura de vaga que vem desde 2013 e só agora temos a possibilidade para oferta das vagas. É uma demanda específica, pois é uma solicitação do povo para que tenha professores indígenas formados para atuar nas suas escolas", explicou a coordenadora do curso, Aline Lima.

Esta turma Xikrin do Cateté conta com financiamento do Programa Forma Pará. O Curso de Licenciatura Intercultural Indígena tem 4.200 horas de carga horária distribuída em aulas de 50 minutos, organizadas em três grupos referentes, basicamente, ao conteúdo abordado, à prática pedagógica e ao estágio supervisionado e ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão. 

A divulgação do resultado final do processo está planejada para o dia 10 de dezembro e o período de matrícula será de 15 a 17 de dezembro.

Documentos para efetuar a matrícula

De acordo com as orientações constantes no edital, para efetuar a matrícula a pessoa selecionada deverá comparecer, de 15 a 17 de dezembro, munido dos seguintes documentos originais (para confirmação) e das respectivas cópias:

a) Carteira de Identidade;
b) Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
c) Certidão de Nascimento ou Casamento;
d) 01 (uma) foto 3 x 4 recente, colorida;
e) Título de Eleitor, acompanhado do comprovante de votação na última eleição;
f) Histórico Escolar do Ensino Médio;
g) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Certificado de Conclusão de Magistério Indígena;
h) Comprovante de Residência. 

O candidato que não apresentar a documentação obrigatória, no ato da matrícula, será excluído do processo e perderá o direito à vaga. Já o candidato que já for aluno da Uepa só poderá fazer a matrícula em novo curso mediante desvinculação do curso em que esteja matriculado.

*Texto de Guaciara Freitas (Asom Uepa).