Seaster garante capacitação a entrevistadores do Cadastro Único

Profissionais trocaram informações sobre como fazer atendimento adequado e inserção de dados em sistema do CadÚnico

04/11/2021 09h28 - Atualizada em 04/11/2021 10h10

No exercício de assegurar o atendimento responsável à população que busca acesso aos programas e benefícios assistenciais, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) realiza, regularmente, capacitações voltadas à formação de entrevistadores do Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico. 

Na última quarta-feira (03), a Diretoria de Renda, Cidadania e Combate à Pobreza (DRCCP) iniciou mais uma destas capacitações, reunindo no auditório da Seaster, entrevistadores de nove municípios paraenses.

"O Cadastro Único é um sistema muito amplo e engloba o acesso a políticas tanto do Governo Federal, quanto dos governos estaduais e municipais, e aqui estes agentes irão aprender como realizar o atendimento correto ao cidadão que busca acesso a seus direitos, entendendo de que forma os dados desta pessoa devem ser colhidos e inseridos no sistema”, destacou a gerente do cadastro único, Taiana Nascimento. 

A entrevistadora do município de Colares, Ana Cristina Monteiro, conta que o momento é de partilha e atualizações importantes. “Estávamos precisando desta capacitação em meu município e eu realmente estou gostando do conteúdo. Fizemos algumas atividades e percebi que há muito mais informações relevantes a serem consideradas no ato do atendimento à população e estou bastante satisfeita em poder levar este conhecimento aos outros agentes”. 

O titular da Seaster, Inocencio Gasparim, esteve durante a abertura do evento e reforçou aos participantes sobre a importância do trabalho realizado no acesso à rede socioassistencial. 

“Vocês são parte essencial do processo de identificação de famílias em condição de vulnerabilidade social, principalmente na atual situação de instabilidade que a política de assistência social se encontra, o trabalho exercido por vocês torna-se fundamental e essencial”, reforçou o secretário. 

A capacitação segue até próxima sexta-feira (05) e contempla as últimas turmas de 2021. 

 Texto: Camila Santos com colaboração de Yuri Granha

Por Camila Santos (SEASTER)