Projeto “Territórios Poéticos” leva oficinas do Curro Velho e Casa da Linguagem a bairros atendidos pelo TerPaz
O formato será presencial e chegará aos bairros de Mosqueiro, Águas Lindas, Guamá, Maguari, Telégrafo, Jurunas e na sede do Curro Velho, em Belém
A Fundação Cultural do Pará, por meio de sua Diretoria de Oficinas Culturais e Iniciação Artística, retoma o projeto Territórios Poéticos. Junto de entidades parceiras, as Oficinas Curro Velho e Casa da Linguagem conduzem o novo formato, que está sendo realizado dentro das comunidades em que o TerPaz atua.
O projeto é uma ação de extensão da Fundação, e já atendeu cerca de duas mil pessoas na região metropolitana entre 2019 e 2021.
As oficinas deste novo módulo estão ocorrendo em formato presencial nos bairros de Mosqueiro, Águas Lindas, Guamá, Maguari, Telégrafo, Jurunas e na sede do Curro Velho – a partir da parceria com instituições como SEDUC, Movimento Popular de Juventude, Gueto Hub, BOMBOMLER e bibliotecas comunitárias, que recebem as aulas e administram a logística de inscrições em seu território.
São 14 cursos ofertados no total. Entre eles, estão “Redação para o ENEM: Leitura e Produção Textual”, “Produção de Livros Artesanais”, “Animação 3D” e “A Arte da Grafitagem na Valorização Escolar”. As oficinas ocorrem tanto no período da manhã quanto da tarde, variando de acordo com a turma. As aulas vão até 19 de novembro.
Texto: Camila Barbalho/Ascom FCP