Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Estado do Pará continua se destacando nos Jogos Escolares Brasileiros

Até o momento, os estudantes paraenses já conquistaram uma medalha de ouro, cinco de prata e quatro de bronze na competição”

Por Governo do Pará (SECOM)
01/11/2021 21h03

Nesta segunda-feira (1º), a delegação paraense nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) voltou a se destacar em diversas modalidades esportivas. Logo após ter conquistado ouro e prata no ciclismo - categoria sub-14, o aluno da Escola Municipal Maria Sylvia Nunes, em Paragominas, Inácio Gabriel Almeida, subiu mais duas vezes ao pódio (prata e bronze) e alcançou sua 4ª medalha na competição.

Na média geral do ciclismo (masculino), o Pará ficou com a 2ª melhor colocação na modalidade e recebeu um troféu pelos bons resultados obtidos durante os JEBs. Outro estudante-atleta que se sobressaiu foi Leonardo Alves, 14 anos, que frequenta a Escola Estadual Profª. Antônia Paes da Silva, em Belém, e conseguiu a medalha de prata no taekwondo - categoria até 45kg.

Quem também subiu ao pódio neste 4º dia de competições, foi a estudante-atleta Sofia Rocha Lima, da Escola Municipal Lourenço Scotti, localizada no município de Mãe do Rio, região nordeste paraense. Ela competiu na modalidade karatê e conquistou o 2º lugar (prata). O time de handebol do Pará (feminino) segue se destacando frente às delegações da região sul e sudeste brasileiro, além de ser forte candidata à medalha.

APOIO

A delegação que representa o Pará, é composta por alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, selecionados através do Jogos Estudantis Paraenses (JEPs), realizados nos dias 24, 25 e 29/09 (feminino) e 1º, 02 e 03/10 (masculino). A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), tem disponibilizado todo o suporte aos 240 estudantes-atletas paraenses que participam dos JEBs na cidade do Rio de Janeiro (RJ), até o próximo dia 5 de novembro.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, disse que os JEBs ajudam na descoberta de novos talentos  e também ressaltou que o esporte, é uma das formas mais interessantes de inclusão social. “Este é um evento extremamente necessário, porque além da divulgação, buscam incentivar que outros alunos possam se interessar pelo esporte, que tem um papel relevante na inclusão e no desenvolvimento social. Continuaremos apoiando os nossos alunos e o brilhante trabalho do NEL, para que brevemente surjam futuros campeões paraenses”, frisou. 

JEBs 2021

De 29 de outubro a 05 de novembro, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) estão sendo realizados na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, o evento busca recuperar o status de principal celeiro de talentos desportivo brasileiro.

Após 17 anos, a competição direcionada aos que ainda estão começando na carreira como atletas, ficou sem ocorrer. Na edição de 2021, 17 modalidades esportivas compõem a programação, 15 das quais foram disputadas nos Jogos Olímpicos de Tóquio (com exceção do futsal e xadrez). Cerca de 6 mil estudantes com idades entre 12 e 14 anos, representam os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, com delegações do mesmo tamanho.

Pela primeira vez na história dos Jogos Escolares Brasileiros, haverá disputa de provas paralímpicas, na modalidade atletismo. Apesar de não ser o único objetivo, o sonho do pódio encanta os participantes dos JEBs e, no total, serão distribuídas mais de 2 mil medalhas para atletas de todo o País. As instalações que foram utilizadas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016, agora estão servindo de palco para as competições.

Texto: Vinícius Leal (Ascom/Seduc)