Centro de Perícias realiza perícia em entorpecentes apreendidos em Capanema
O Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC), representado pela perita criminal Gabrielle Cardoso e a auxiliar técnica de perícias Laudiceia Nascimento, do Instituto de Criminalistica (IC) da Unidade Regional de Castanhal, participaram na última sexta-feira (29), do exame de constatação de meia tonelada de uma substância em pó branco apreendida pela Polícia Militar (PM), no município de Capanema.
As peritas fizeram a coleta para, a princípio, realizar o exame preliminar, que atestou positivo para o princípio ativo da cocaína, distribuídos em 450 tabletes, equivalentes a exatos 509 quilos. A perícia foi realizada na Delegacia da Polícia Civil do município, onde o entorpecente foi apreendido e despachado para ser destruído. "O desempenho da pericia de forma rápida e a interação entre o CPRC com os órgãos da SEGUP é de extrema importância para manter o material em segurança e, principalmente, manter o flagrante. Por esse motivo é levado todo aparato laboratorial para a delegacia, e assim executar o laudo preliminar", comentou a Perita Criminal, Gabrielle Cardoso.
As amostras do entorpecentes foram levadas ao laboratório da Unidade Regional de Castanhal, onde vão passar por exames mais detalhados e específicos, que serão mais definitivos para confirmar a pureza da droga apreendida. "Com a aquisição pela gestão atual, do equipamento FT-IR, a maioria das demandas de baixa e média complexidade, podem ser atendidas na própria Unidade Regional de Castanhal, agilizando na realização das análises e emissão dos Laudos", disse Ilana Cardoso perita criminal e Gerente do Instituto de Criminalistica da URN Castanhal.
O trabalho pericial vai produzir o laudo definitivo em um prazo de, aproximadamente, 10 dias que serão encaminhados à Polícia Civil.