Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Praia Limpa Praia Linda garante preservação do meio ambiente com descontração e lazer

Realizada de forma integrada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), a ação tem parcerias da Setur, Seel e Segup

Por Bruna Brabo (SEMAS)
31/10/2021 16h13

Projeto Praia Limpa Praia Linda reúne atividades esportivas, de educação ambiental e lazer por um ambiente natural mais preservado O segundo dia da ação Praia Limpa Praia Linda, nas praias do Atalaia, em Salinas; Chapéu Virado e Farol, no distrito de Mosqueiro, em Belém, foi marcado pela adesão de muitos banhistas e comerciantes à iniciativa. A Campanha é realizada de forma integrada por Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade Semas) e secretarias estaduais de Turismo (Setur), de Esporte e Lazer (Seel) e de Segurança Pública (Segup), com o apoio das cooperativas de reciclagem dos municípios, Instituto Alachaster, prefeitura de Belém e secretarias municipais.

A Educação Ambiental é promovida com realização de jogos educativos e com abordagem de sensibilização junto aos visitantes da praia. Na ação também são promovidas partidas de vôlei, futvôlei, futebol de travinha e aulas de fit dance.

O depósito coletor é uma estrutura metálica em formato de peixe e estão sendo distribuídos lixeiras para carros fabricados pela Fábrica Esperança, a partir do reaproveitamento de urnas eleitorais e uniformes institucionais, e também big bags produzidos em sacas de serapilheira para os proprietários de barracas das praias e banhistas.

Um dos banhistas que colaboraram com a ação, Rafael Sales, de 11 anos, mostra que a nova geração está preocupada com o futuro do meio ambiente. "Se todo mundo ajudar dá pra limpar. As pessoas jogam lixo na praia e os peixes comem o plástico e acabam morrendo. Isso pode destruir a natureza."

Segundo a coordenadora de sustentabilidade da Semas, Brenda Hachem, a ação de sustentabilidade também promove geração de renda. "Esta ação é voltada para o descarte de resíduos sólidos de maneira adequada na praia, em especial os resíduos recicláveis. A nossa intenção é fazer as pessoas verem a importância de ter uma praia limpa e linda. Todos esses materiais, ao invés de irem para os lixões, aterros sanitários, serão reaproveitados e podem gerar renda. Então, a ação de sustentabilidade é voltada não só para a limpeza da praia como a destinação final, adequada, de resíduos recicláveis, gerando renda para cooperativas e para empreendedores que trabalham com reciclagem."

Incentivar e promover a prática esportiva foi um dos objetivos da Seel na programação do "Praia limpa, Praia Linda". A modalidade mais procurada foi o vôlei, que envolveu família e amigos. Entre eles, o Darilson Pantoja, que participou também da travinha. "Gostei muito de participar, ainda não tinha visto atividades assim aqui na praia. Foi bom para se distrair e brincar com os amigos nesse feriado", conta o banhista. 

Estiveram também na ação, cinco surfistas  contemplados pelo programa Bolsa Talento, criado para estimular o desenvolvimento físico, social e psicológico de atletas que representam o Pará em competições locais, regionais e nacionais. Foram eles, Sandro Souza, Jean Félix, Bruno Soares, Thiago Silva e Breno José.

Para a operação do feriado prolongado, coordenada pela Segup, também atua em conjunto na ação 'Praia Limpa Praia Linda''. O coordenador operacional da Segup, Tenente-Coronel Ângelo Corrêa, destaca o papel da segurança pública na ação, que proporciona, por meio do Corpo de Bombeiros Militar, o espaço adequado para os profissionais terem um ponto de apoio durante as atividades. 

"A Segup deflagou uma operação em três vertentes, proteção das pessoas que frequentam os balneários, a proteção aos cemitérios (RMB) e também o apoio as ações de educação ambiental junto com a Semas, Setur e See. Ao todo mais de 1.300 servidores estão envolvidos nessa operação sendo  mais de 800 servidores só na área de balneários contemplando, por exemplo em Salinas, a Operação Lei Seca, operação silêncio, que combate a poluição sonora e outras ações, como a de Educação Ambiental", explicou.

*Texto com informações de Bianca Rodrigues (Seel) e Aline Saavedra (Segup).