Emater celebra Dia do Servidor com foco no plano de reforma e construção dos escritórios
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará tem em mãos o planejamento de obras nas 12 regionais de atuação
Produtores Lourival e Carmita Teixeira com o documento emitido pela EmaterBovinocultores de corte, Lourival e Carmita Teixeira foram ao escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA), em Pacajá, para buscar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) da propriedade. O documento dá a garantia jurídica da terra e foi emitido pelo órgão estadual. O casal é um dos 300 produtores rurais atendidos pela equipe do técnico agrícola, Saulo Onório, no município do sudeste paraense. Saulo é servidor público há 15 anos da empresa que completará 56 anos de atuação em dezembro.
"A Emater presta um trabalho muito importante. É tudo para nós, pois essa assistência nos ajuda bastante", ressaltou o produtor rural Lourival Teixeira. Nesta quinta-feira (28), dia dedicado aos servidores públicos, o escritório da Emater, em Pacajá, recebeu a visita da presidente da Emater, Lana Reis.
Equipe do Escritório de PacajáA visita técnica da presente da Emater objetivou a verificação in loco das necessidades de reforma no prédio, com previsão de início ainda este ano. A obra consiste em nivelamento de piso, construção de garagem, substituição de forro e telhado, auditório para 30 pessoas, revisão de instalação elétrica, e pintura externa e interna de paredes.
"Nossa expectativa com essa reforma é melhorar o ambiente de trabalho e poder receber ainda melhor o produtor familiar que vem buscar nossa assistência. Como servidor público nesta empresa, que já agregou ao meu sobrenome, pois no município eu sou o 'Saulo da Emater', me sinto muito feliz em receber a gratidão de quem atendemos", conta o técnico, que é o chefe do escritório local e coordena uma equipe composta de um engenheiro e três técnicos agrícolas.
A Emater tem em curso o planejamento com obras em diversos prédios do órgão, nas 12 regionais de atuação, incluindo a construção da Unidade Didática de Conceição do Araguaia.Técnico agrícola da Emater Saulo Onório
Os escritórios que passarão por obra de reforma são os de Pacajá, Breves, Afuá, Capanema ( regional e local), Bragança, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, Castanhal (regional e local), Bujaru, Magalhães Barata, Tucumã, água azul do Norte, Redenção, Sapucaia, Belém, Ananindeua, Jacundá, Eldorado dos Carajás, Novo Repartimento, Alenquer, Monte Alegre, Prainha, Santarém (regional e local), São Miguel (regional), Mãe do Rio, Aurora do Pará, Rurópolis, Baião, e Moju. O investimento das obras é de R$ 4,8 milhão.
Já os prédios em que o trabalho será de construção e reconstrução são os de Medicilândia, Portel, Primavera, Curuçá, Santa Maria do Pará, Floresta do Araguaia, São Félix do Xingu, Santa Bárbara, Marabá (regional e local), Palestina do Pará, Mojuí dos Campos, Ulianópolis, Itaituba (Regional), Placas, Jacareacanga, Abaetetuba (regional e local), e Tailândia. O montante do investimento alcança R$ 4.807.501,00.
"O trabalho da Emater é de suma importância para os agricultores familiares, produtores rurais de pequeno e grande porte, ou seja, a todos que buscar a nossa assistência técnica para potencializar sua produção agrícola. Nesta data. Nesta data deixo meu agradecimento aos nossos servidores, protagonistas da Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) pública no Pará", disse a presidente, Lana Reis.
A Emater é uma empresa pública de Administração Indireta do Estado do Pará, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), atuante no setor agropecuário estadual, desde o ano de 1965, e tem atualmente 972 servidores efetivos.
*Texto de Paula Portilho (Emater).