Biblioteca da Semas estimula pesquisa e conhecimento ambiental
Durante a inauguração da Biblioteca da Semas, nesta quarta-feira (26), no prédio sede do órgão de gestão ambiental do Pará, foram assinados dois Termos de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e as universidades Estadual do Pará (Uepa) e Federal Rural da Amazônia (Ufra), ambos para o desenvolvimento de atividades de regularização ambiental.
A nova Biblioteca da Semas é um ambiente com salas totalmente reformuladas, apropriadas para leitura e pesquisa sobre meio ambiente. Aberta ao servidor e ao público em geral, disponibiliza espaço para estudo, uma sala de ambiente multimídia, sala infantil, área de leitura em mais de 200 m², além de espaço administrativo, banheiros e copa.
Participaram do descerramento da placa de inauguração, o titular da Semas, Thales Belo, representantes das universidades públicas, Eliane Coutinho, da Uepa, e Robson Carrera, da Ufra. “É uma obra do Estado, onde a Semas compartilha o ensino ambiental para a sociedade. Ainda vamos aproveitar esse espaço para fazer muita pesquisa”, assegurou o secretário, ao afirmar que a funcionalidade do local está direcionada para a educação ambiental, agenda florestal e hídrica, e espaço para crianças.
A secretária adjunta de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Diana Castro, falou da importância do acordo de cooperação técnica com as universidades que já fazem um trabalho com o órgão. “É um convite para a sociedade fazer parte desse sonho concretizado”, afirma.
Socorro Colares, secretária adjunta de Gestão Administrativa e Tecnologia, disse que é uma mudança muito grande para a secretaria. “Agradeço a cada trabalhador. Tenho orgulho dessa obra, a educação é tudo”, pontuou.
A adjunta de Gestão de Recursos Hídricos e Clima, Verônica Bittencourt, afirmou que na condição de professora sabe a importância da biblioteca. “Trazer nossos filhos e apresentar nosso ambiente de trabalho com profissionais preparados para incentivar a leitura é muito importante”, destacou.
O acervo da biblioteca da Semas tem aproximadamente 10.000 itens documentais entre livros, folhetos, periódicos, vídeos, cds, dvds, sendo composto por meio da compra e também de pedidos de doações para instituições especializadas em meio ambiente de diversas instituições como o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Banco da Amazônia, Museu Paraense Emílio Goeldi, Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e Instituto Florestal (IF) de São Paulo, entre outras.
Márcia Campos, bibliotecária da Semas, disse que esse momento é de valorização do profissional e o reconhecimento para a biblioteconomia. “Estou emocionada, peço a todos os servidores presentes, vamos utilizar o espaço infantil multimídia, trazer as escolas para adquirirem o conhecimento ambiental disponibilizado na biblioteca”, ressaltou.
Os empréstimos estão disponíveis aos servidores da Semas e as consultas estendem-se ao público externo. A biblioteca funciona de 8h as 17h.