Secretaria de Meio Ambiente promove ação de educação ambiental em escola da Terra Firme

Com atividades lúdicas, como jogos e oficina de origami, os estudantes aprenderam sobre a importância da conservação e preservação ambiental para a vida

27/10/2021 13h42

Equipe da Semas conversa com alunos sobre uma das atividades na Escola Prof. Virgilio Libonati, no bairro da Terra Firme, em BelémAlunos do ensino fundamental da Escola Prof. Virgilio Libonati, no bairro da Terra Firme, em Belém, participaram de atividades de educação ambiental realizadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) na tarde desta terça-feira (26). Com jogos e oficina de origami, os estudantes aprenderam de forma divertida a respeito da importância da conservação do meio ambiente. As atividades na unidade escolar foram realizadas em parceria com o Programa Territórios pela Paz, do Governo do Estado.

De acordo com a gerente de programas e projetos de educação ambiental da Semas, Edira Vidal, a realização de atividades de educação ambiental promovidas pela Semas nas escolas é fundamental para a formação da consciência ambiental nas novas gerações. "São eles que vão tomar conta do planeta daqui a alguns anos. Então, estas atividades promovidas pela Semas são de extrema importância porque ensinam de forma lúdica as crianças a cuidar do meio ambiente, promovendo esses jogos e brincadeiras que chamam a atenção dos alunos. Desta forma, eles se interessam e passam a refletir a respeito da preservação da natureza. Esta é a função da educação ambiental desenvolvida nestas ações da Semas nas escolas, levar esta consciência para as novas gerações".

Alunos brincaram e aprenderam lições de educação ambiental na manhã desta quarta-feira (27), com a equipe da Semas "Foi muito boa essa brincadeira, foi muito divertida e a gente aprendeu bastante. É importante cuidar da natureza, da floresta. Agora eu vou falar pro pessoal lá em casa que a gente tem que cuidar sempre da natureza", disse Alexandre Barroso, aluno do 6º ano fundamental.

Os alunos participaram de atividades lúdicas realizadas pela equipe técnica da Coordenadoria de Educação Ambiental da Semas, voltadas para a importância da conservação e preservação ambiental para a vida nos dias atuais e também para as futuras gerações, contribuindo diretamente para a construção de uma consciência ambiental junto à comunidade.

As dinâmicas da Semas chamaram a atenção de crianças e adolescentes na escola do bairro da Terra Firme, em ação com o TerPaz"Essas crianças passaram por momentos muito difíceis com suas famílias nesta pandemia, com muitas dificuldades, com isolamento social, sem poder vir à escola, encontrar seus colegas. Então é emocionante vê-los novamente se divertindo, brincando e aprendendo juntos. Este tipo de atividade é essencial neste momento e principalmente para a construção da consciência ambiental, eles aprendem a cuidar das plantas, da natureza, aprendem sobre a coleta seletiva, sobre a importância de defender a floresta, a Amazônia. E eles também levam este conhecimento para seus familiares, seus amigos, e esta consciência ambiental se espalha pela comunidade", afirmou a diretora da escola, Auxiliadora Calandrini.

TerPaz - O Programa Territórios Pela Paz (TerPaz) é promovido pelo governo estadual para a diminuição da vulnerabilidade social e o enfrentamento das dinâmicas da violência, a partir da articulação de ações de segurança pública e ações de cidadania desenvolvidas em sete bairros da Grande Belém.

Por Bruna Brabo (SEMAS)