Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

Governo do Estado entrega premiações que valorizam o talento de servidores públicos

O Governo também já enviou para apreciação da Alepa o Projeto “Qualifica Servidor”, que incentiva o aprimoramento do funcionalismo público estadual

Por Luana Taveira (COSANPA)
26/10/2021 18h50

Governador Helder Barbalho com outras autoridades e premiados no concurso de fotografia 'Olhar de Servidor'Priorizar o talento e reconhecer a dedicação do funcionalismo público do Pará faz parte das diretrizes do governo estadual, que visa motivar e beneficiar cada vez mais os servidores, que executam suas atividades em busca de mais desenvolvimento para o Estado. Dessa forma, o concurso fotográfico “Olhar de Servidor” já faz parte do calendário alusivo ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de Outubro.

O concurso fotográfico, em sua segunda edição, disponibilizou 200 vagas, divididas em quatro subtemas: “Nossa gente”, “Nossa biodiversidade”, “Nosso patrimônio histórico e cultural” e, de forma inédita, a categoria “Nossa gastronomia”.Solenidade de entrega dos prêmios aos selecionados no concurso de fotografia

Após as inscrições, foram selecionadas 40 fotografias por uma comissão técnica, e posteriormente foi aberta votação popular, que contou com mais de 63 mil votos. Todo o processo ocorreu de forma on-line, por meio do site da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) com o apoio da Escola de Governança Pública do Pará (EGPA). Todas as fotografias estão expostas no Palácio do Governo.

“Este é um momento de integração; é o momento de valorizar os talentos artísticos, mas também de criar uma relação social entre os servidores do Estado, através da dinâmica da votação, do estímulo para que aqueles que tenham a votação, a arte, possam apresentar e ter a valorização do seu talento. É muito importante que possamos, cada vez mais, motivar os nossos servidores, para que os mesmos, estando estimulados, possam servir cada vez mais de maneira qualificada os nossos clientes, que são as cidadãs e os cidadãos do Estado do Pará”, enfatizou o governador Helder Barbalho.

O primeiro lugar da categoria “Nossa Gente” ficou com a servidora Maria Rafaelle Siqueira, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). “É gratificante essa premiação, que para mim representa muito. Agradeço aos organizadores pela oportunidade”, disse a servidora.Governador Helder Barbalho após a assinatura do Projeto 'Qualifica Servidor'

Qualifica Servidor – Também foi assinado nesta terça-feira (26), pelo governador Helder Barbalho, o Projeto “Qualifica Servidor”, enviado à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), que visa à execução de cursos e ações de extensão para o aprimoramento e desenvolvimento de novas habilidades, impulsionando a promoção da saúde ocupacional e qualidade de vida do servidor público estadual. O projeto busca a modernização das instituições, por meio do conhecimento, com a aquisição de novas habilidades pelos servidores, além de promover a valorização do funcionalismo.

O projeto vai alterar e acrescentar dispositivos no Regimento Jurídico Único (RJU), concedendo folgas aos servidores que participarem facultativamente de cursos relacionados às áreas específicas de atuação no órgão/entidade de lotação, com base no número de horas-curso realizadas pelo servidor no decorrer de cada ano, sendo considerado como efetivo exercício o afastamento decorrente dessas folgas. Helder Barbalho conferiu a exposição dos trabalhos premiados, montada no Palácio do Governo

As folgas ocorrerão da seguinte forma: os cursos realizados durante o ano, com somatória superior a 100 horas, darão direito ao servidor a três dias de folgas do serviço no ano subsequente à conclusão dos cursos; os cursos realizados com somatória entre 61 e 99 horas, darão direito a dois dias de folgas do serviço no ano subsequente à conclusão dos cursos, e os cursos realizados durante o ano, com somatória entre 30 e 60 horas, darão direito a um dia de folga do serviço no ano subsequente à conclusão. 

“Sabemos que a qualificação e valorização dos servidores públicos são instrumentos importantes de transformação, e esta é mais uma etapa dentro da estratégia do governo de valorização. Ficamos felizes com a participação e o engajamento dos servidores, e com a qualidade dos trabalhos que recebemos, e o envio do PL (projeto de lei) é mais um grande passo para o fortalecimento do funcionalismo no Pará”, afirmou a secretária de Estado de Planejamento e Administração, Hana Ghassan.