Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

CPC Renato Chaves e Ophir Loyola finalizam cursos ofertados pela EGPA

Setenta e sete alunos concluíram formação que irá auxiliar na execução de atividades cotidianas nas instituições

Por Isabela Quirino (EGPA)
22/10/2021 11h32

Uma das maneiras de desenvolvimento de cursos ofertada pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) são os cursos in company, buscando atender as demandas específicas das secretarias e órgãos do Governo Estadual. Nesta semana, a EGPA qualificou servidores do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e do Hospital Ophir Loyola (HOL).

“A EGPA tem como missão a capacitação dos servidores, e as parcerias de cursos in company são parte importante deste trabalho, com os órgãos estaduais solicitando suas demandas específicas de cursos para a Escola”, informou Evanilza Marinho, diretora-geral da Escola de Governança.

Para os servidores do Ophir Loyola foi  ministrado até essa sexta-feira (22) o curso “Regime Jurídico Único”, com duas turmas. “A possibilidade de trazer os cursos para o hospital é excelente para facilitar a participação e aprendizagem dos nossos servidores que conseguem assistir ao curso e atender algum procedimento de emergência”, explicou a agente de Desenvolvimento e Capacitação do órgão, Graça Silveira. Setenta e sete alunos finalizaram a formação. 

O aluno Sebastião Fonseca, que atua no hospital desde 1988, afirma que os cursos são importantes para o desenvolvimento e atualização dos profissionais da área. “Foi uma oportunidade muito boa, vemos que a EGPA busca professores competentes e que desenvolvem uma boa metodologia dentro de sala de aula”. 

No Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, o curso desta semana faz parte de um calendário extenso de capacitações que iniciou ainda em setembro e já qualificou servidores nos temas: Básico de legislação na Administração Pública; Convênios na Administração Pública e Básico em Licitação. 30 servidores finalizaram o curso “Termo de Referência e Projeto Básico” e a expectativa é de que a instituição receba mais seis cursos, até dezembro deste ano. 

Ainda serão abordados os temas: Avançado em Licitação; Contabilidade aplicada ao setor público; Planejamento Público; Execução orçamentária; Gestão de processos; Técnicas de arquivo e controle de documentos. 

Amanda dos Santos, coordenadora de Aperfeiçoamento e Pesquisa no CPC, destaca que todo o planejamento visa atender às principais demandas dos servidores para o dia a dia de trabalho. “Percebemos que através das capacitações que estão sendo ministradas, os servidores têm se empenhado em atualizar seus conhecimentos e colocar isso em prática para uma atuação cada vez mais eficaz, e vemos esses resultados. Além disso, a oferta de cursos é a instituição valorizando os servidores que atuam na nossa administração”, disse. 

A EGPA tem o objetivo de promover a formação, capacitação, treinamento e desenvolvimento dos servidores, empregados e gestores públicos em todo o Pará. Além das formações mensais ofertadas para os servidores em geral, a Escola realiza qualificações em parceria com os órgãos solicitantes. São cursos formatados para atender às necessidades pontuais de cada área, com carga horária e conteúdo programático diferenciado, além da formatação de palestras, oficinas e eventos específicos para os temas solicitados. No site da Escola de Governança (egpa.pa.gov.br) os órgãos encontram o manual para parcerias.