Parceria com igreja garante distribuição de sopa a pessoas com deficiência, pacientes do CIIR

Iniciativa integra a política de humanização do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação, cujos pacientes são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

20/10/2021 15h26

Como parte das ações previstas na Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém (PA), em parceria com um grupo de voluntários da Igreja Assembleia de Deus – Congregação Promorar II, passaram a distribuir sopa, este mês, para usuários que fazem uso dos serviços do CIIR.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do CIIR, Juliane Ataíde, a distribuição de sopa é importante, pois promove a qualidade das relações entre as pessoas nos serviços de saúde.

"Entendemos que a humanização, enquanto conjunto de valores, técnicas, comportamentos e ações que, construídas dentro de seus princípios, promovem a qualidade das relações entre a Instituições e seus públicos atendidos. Para além disso, a humanização é essencial para aumentar a eficácia do tratamento e a satisfação dos usuários. Estes, por sua vez, passam a dar mais credibilidade à instituição", destaca.

A transformação das necessidades de cunho social em práticas e atitudes solidárias, aprimoradas e estimuladas por meio de parcerias, são meios de implementação da prática de humanização, vivenciada no Centro de Reabilitação, que atende Pessoas com Deficiência de todas as faixas etárias pelo Sistema Único de saúde (SUS).

Conforme informou Juliane Ataíde, a ação está tendo significativa receptividade, já que todos que participam do momento, elogiam e agradecem a iniciativa. Entre eles, Raiana Garcia, 25 anos,  mãe de Davi Wellington Ferreira Ponte, 8 anos. Ele está no CIIR pela segunda vez e faz acompanhamento com o ortopedista, pois tem o pé torto e passa  por avaliação para verificar eventual necessidade cirúrgica.

Raiana avalia esta ação como de extrema importância. “Muitos usuários vêm de outros municípios e acabam ficando por horas entre a realização de consultas e outros procedimentos. Essa sopa faz com que essa espera seja mais tranquila, além de estar saborosa”.

A parceria entre o CIIR e a Igreja compõe o planejamento de ações da igreja com entrega de sopa, sempre na terça-feira. A próxima é dia 26. Em média, por dia, são cerca de 120 sopas.

SERVIÇO

Os usuários podem ter acesso aos serviços por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde para a Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminhará à regulação Estadual, onde o pedido será analisado conforme o perfil do usuário, através do Sistema de Regulação.

O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, nº 1.000. Mais informações podem ser obtidas pelo telefones: 4042.2157 / 58 / 59.

*Texto de Joelza Silva 

Por Governo do Pará (SECOM)