Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OUTUBRO ROSA

Hospital Regional dos Caetés oferece 250 mamografias até o final do mês

Mulheres da região também estão tendo acesso a informações sobre como prevenir a doença e a importância do diagnóstico precoce

Por Vera Rojas (HGT-Tailândia)
18/10/2021 23h03

O Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, no Nordeste do Pará, aderiu ao movimento Outubro Rosa de prevenção e combate ao câncer de mama. Dentro da programação, iniciada no sábado (16), e com ações até o final do mês, serão ofertados 250 exames de mamografia para usuárias dos 16 municípios vinculados ao 4º Centro Regional de Saúde (4º CRS), encaminhadas até o HRPC via Central de Regulação estadual.

A programação contará com a participação de 16 caravanas. Na abertura, a campanha contou com uma caravana composta por 40 mulheres do município de Bragança, a pouco mais de 50 quilômetros de Capanema. No grupo estava Natália Brígida, 55 anos, que não escondeu a alegria com a iniciativa do Hospital de oferecer a mamografia. “Agradeço pelo atendimento do HRPC, desde a entrada no Hospital. Os funcionários são educados, capacitados e carinhosos. Quando venho aqui sou muito bem recebida. Eu achei ótima essa campanha do Outubro Rosa. Parabéns pela iniciativa!”, disse a usuária.

A enfermeira Ana Karina Barros de Oliveira, representante da Atenção Básica de Saúde de Bragança, que acompanhou o grupo, enfatizou a importância do diagnóstico precoce. A orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, que é a porta de entrada para fazer o exame. “Até chegar a esse atendimento, nós estamos sempre enfatizando sobre a importância desse exame periodicamente. É importante ficar alerta e procurar a UBS para qualquer dúvida. Depois da avaliação, elas são encaminhadas, via regulação, para o HRPC”, informou.

Divulgação - Ao participar da organização do evento, o gerente Administrativo Financeiro da unidade, Juliano Cesar Botero, destacou a importância da campanha para a saúde pública na região. “Além de oferecer esse exame o ano inteiro, as manifestações pelo ‘Outubro Rosa’ vêm para reforçar e criar uma divulgação maior sobre a importância da prevenção que realizamos junto ao SUS. Oferecemos 100 exames de mamografias, mensalmente, e este mês mais 250 exames para expandir e fortalecer a campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama. A parceria do 4° CRS está sendo muito importante para esse evento acontecer”, reiterou o gerente.

Hospital O Regional dos Caetés abriu a programação no último dia 16 de outubro, promovendo palestra sobre câncer de mama, na qual foram abordados vários aspectos da doença, como fatores de risco, sinais e sintomas, prevenção, mamografia e tratamento.

Os funcionários também participam da programação com palestra e gincana, a fim de conscientizar as equipes e incentivar o autocuidado, a autonomia e o reconhecimento do corpo feminino.

Doença no Pará - Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), no Pará o câncer de mama vem registrando ligeira queda: em 2019, foram 677 casos, passando para 646 ocorrências em 2020. Neste ano, até o momento, já são 299 casos. Por faixa etária, a incidência da doença é maior entre mulheres de 50 a 59 anos (28%), seguida pela faixa de 40 a 49 anos (27%) e 60 a 69 anos (21%), levando em conta os casos ocorridos entre 2019 e 2020.

Em relação à mortalidade, 315 mulheres faleceram em decorrência da doença em 2019, seguidas de mais 330 no ano passado. Em 2021, o número já chegou a 216.

Serviço: O HRPC é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A unidade hospitalar atende usuários 100% SUS. Endereço: Avenida Barão de Capanema, nº 3191, Bairro Centro, Capanema. Mais informações: (91) 3462-3051.