Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AVANÇO

Estudantes de Castanhal recebem Escola Maria das Mercês com nova estrutura física

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/12/2018 00h00

Após obras de reforma e ampliação, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria das Mercês de Oliveira Conor, no município de Castanhal, foi entregue à população pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na última quinta-feira (27). "Estamos entregando a escola completamente reformada e ampliada, desde os laboratórios e cantina, até as salas de aula. Temos a expectativa de que a comunidade abrace a escola, a oportunidade de ter melhoria no local de trabalho e, principalmente, consiga oportunizar qualidade de ensino a todos os estudantes da escola. É um grande avanço e uma grande conquista. Tenho certeza de que todos estão muito felizes com a nova escola”, disse o secretário adjunto de Ensino, José Roberto Silva.

Para o aluno Ryan Gabriel Vale, do 8º ano, “tudo vai mudar. Estávamos esperando a escola há algum tempo. É bom saber que estão investindo bastante na nossa educação. Agora, estamos bem estruturados, recebemos uma escola linda. Vamos nos sentir valorizados, e temos até mais vontade de estudar. Espero que todos os alunos valorizem e cuidem bem. Afinal, temos que ajudar a preservar o ambiente escolar".

A escola foi reformada, e agora dispõe de 12 salas de aula, laboratório de informática, laboratório multidisciplinar e quadra esportiva coberta. A obra foi financiada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e executada pela Seduc, com um investimento total de R$ 4.635.575,05. O projeto faz parte do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica do Estado do Pará, preconizado pela Seduc no âmbito do Pacto pela Educação.

Conquista - “A reforma é um símbolo de conquista de toda a comunidade escolar", frisou a diretora Adriana Lira, que fez questão de ler os nomes dos servidores da instituição durante a entrega da obra. "Espero que todos os alunos se sintam mais entusiasmados de vir para a escola, sintam mais vontade de estudar, sintam a escola como sua. Que todos preservem e cuidem. Eles usufruem dela diariamente. Então, devem, sim, cuidar", acrescentou a diretora.

Neste ano, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escola subiu de 2.8 para 4.4. Atualmente, a unidade atende 514 alunos, do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental; do Ensino Médio Regular; Educação de Jovens e Adultos (EJA) da 3ª e 4ª etapas; do projeto de aceleração Mundiar, do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental; projeto de aceleração Mundiar, do 1º ao 3º anos do Ensino Médio; do Ensino Fundamental e Médio Especial.

O evento contou com a participação de representantes da comunidade escolar e da Seduc, do prefeito de Castanhal, Pedro Coelho, e de outras autoridades.