Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Bombeiros de Abaetetuba organizam campanha de doação de sangue para celebrar aniversário

Iniciativa que envolveu também a sociedade civil do município foi a forma de comemorar os 31 anos do Grupamento de Bombeiros Militar no município

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
18/10/2021 13h33

Os bombeiros militares de Abaetetuba se mobilizaram para reforçar o estoque de sangue do Hemopa, que abastece hospitais da regiãoJayse Silva, 30 anos, é militar do Corpo de Bombeiros do município de Abaetetuba e estava entre os doadores de sangue que contribuíram com o estoque. “Entendemos a necessidade de doar sangue, por saber que os estoques estão baixos. Infelizmente, a gente só entende essa importância quando temos alguém na família que precisa. Mas deixo aqui o recado para quem puder doar, doe, com frequência”.

Na última semana, o 15º Grupamento Bombeiro Militar de Abaetetuba comemorou 31 anos e decidiu mobilizar militares e a sociedade para uma campanha a favor da vida, doando sangue. “Doação de sangue é um ato humanitário, um ato de amor ao próximo. Essa campanha é realizada junto com familiares e amigo para aumentar o estoque para que se torne acessível para os pacientes que precisam desse sangue precioso para a vida”, destacou o tenente-coronel Luiz Claudio da Silva Faria, comandante do 15º grupamento.

A campanha contou ainda com o apoio do Lions Clube e Creche Municipal.  Conceição Andrade, integrante do Lions Club, também destacou a importância de fazer parte desta corrente do bem. “Nós temos o nosso compromisso social com a comunidade abaetetubense e por isso decidimos entrar nesta campanha e apoiar o Corpo de Bombeiros”.

Representantes da sociedade civil atendeu à convocação dos bombeiros de Abaetetuba e tembém mobilizaram mais doadores de sangueComo resultado, foram 64 bolsas de sangue coletadas, o que pode resultar em benefício para mais de 250 pacientes. “Só temos motivos para agradecer. Esta campanha superou a meta prevista que era de 50 bolsas”, destacou Marlea Sobrinho, assistente social do Hemopa Abaetetuba. 

MONTE SUA CARAVANA

A doação de sangue é um ato simples e rápido. O cidadão precisa seguir os critérios básicos: ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro é obrigatório apresentar documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho). 

Neste período de pandemia é importante ficar atendo. Quem teve Covid-19 pode voltar a doar, mas precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina CoronaVac/Sinovac são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já para quem tomou as demais vacinas basta esperar uma semana após cada dose.

O Hemopa Abaetetuba fica na Avenida Santos Dumont, S/N (São Lourenço). O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 12h30. Para saber como montar a sua caravana e marcar o dia da doação, basta entrar em contato pelo (91) 98568-3396.