Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERRAS E ASSUNTOS RURAIS

Parceria entre Emater e ICMBio beneficia famílias da Resex Tapajós - Arapiuns em Santarém

Por Governo do Pará (SECOM)
15/10/2021 17h18

O relatório com os resultados do Acordo de Cooperação Técnica ( ACT) para o desenvolvimento de assistência técnica para as famílias da Reserva Extrativista (Resex) Tapajós – Arapiuns foi apresentado este mês e se refere às ações desenvolvidas por meio da parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) nos dois primeiros anos de vigência do ACT, paralisadas a partir de 2020, por conta da pandemia de Covid-19.

Mesmo com a suspensão das ações, muitos resultados foram obtidos para a comunidade atendida nos dois primeiros anos da parceria, considera a engenheira florestal Jackeline Nóbrega Spínola, chefe da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns

“Trabalhamos em 2018 e 2019 desenvolvendo ações de capacitação, diagnósticos, visitas técnicas e elaboração de projetos de fomentos para acesso ao crédito do público beneficiário da reforma agrária, junto ao Incra, garantindo a prestação de um serviço de assistência técnica de qualidade, com continuidade, onde o produtor teve a oportunidade de estar com o técnico em suas áreas produtivas e receber as devidas orientações”, informa a chefe da Resex, que considera a experiência de campo da Emater na região um dos pontos fortes da ação.

“A equipe técnica da Emater é altamente competente e tem o conhecimento das dificuldades e dos problemas das comunidades e conseguiu  adaptar metodologias e práticas pedagógicas a realidade da região, o que foi muito importante porque as comunidades têm muitas necessidades que os técnicos da Emater estão aptos a prestar esse serviço com qualidade”, resume Jackeline.

Em números, a ação gerou o atendimento a 280 famílias de 11 comunidades da Resex Tapajós - Arapiuns e a elaboração e execução de mais de 40 projetos produtivos na reserva.

Além das atividades de assistência técnica previstas no Termo de Cooperação Técnica, o projeto contou as parcerias da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e também de outras instituições locais como o Centro Profissionalizante Esperança (Cepes), a Secretaria de Saúde Municipal e a Organização das Associações da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns – Tapajoara, que contribuíram com a organização das atividades e realização de ações sociais para o atendimento das famílias de agricultores familiares dessa região.

“Foram realizadas quatro ações de saúde com vacinação, consultas de enfermagem, exames parasitológicos, exame preventivo do câncer do colo do útero, higiene bucal, avaliação antropométrica, teste de HIV, teste de Sífilis, teste de Hepatite, medição da Pressão Arterial e até dispensação de medicamentos”, informa Maura Siqueira, pedagoga do escritório Regional da Emater em Santarém, que ressalta a importância das atividades serem desenvolvidas se estabelecendo parcerias e por uma equipe interdisciplinar.

“A equipe multidisciplinar e interinstitucional busca otimizar os recursos para atendimento nos mais diversos segmentos a cada família assistida. O acordo permitiu a interação entre as instituições com a finalidade primordial de atender as famílias extrativistas que estão na área de mais difícil acesso da Unidade de Conservação. Por esse motivo, as ações de ATER não eram exercidas de forma qualitativa nessa área.”, afirma a pedagoga.

Maura Siqueira também considera que a parceria entre as instituições, além de permitir uma assistência técnica de qualidade, eleva a auto estima das famílias proporcionando uma mudança de comportamento quanto ao modo de produção, o que também favorece a segurança alimentar das famílias. Conclusão que é compartilhada por Dinael dos Anjos presidente da Organização Tapajoara.

“Nós fizemos uma avaliação dos projetos desenvolvidos com o apoio da Emater e percebemos que foi muito importante e positiva essa parceria, pois através dela várias famílias da nossa comunidade tem hoje assistência técnica que garante o melhor desenvolvimento da agricultura familiar. Para nós é importante ver que essa parceria deu certo e que as famílias se sentiram bem sendo acompanhadas.”, conclui Dinael.

A expectativa das instituições e comunidades envolvidas nas ações da cooperação é que a metodologia de trabalho possa ser levada a mais famílias e comunidades por meio da renovação do Acordo de Cooperação Técnica.

Atividades de Ater desenvolvidas na Resex

Entre as ações de assistência técnica realizadas nas comunidades estiveram dezenas de ações como cursos de beneficiamento  de mandioca e derivados e de criação de galinha caipira e de Piscicultura;  oficina para produção de ração alternativa para peixes e oficina de revitalização da horta escolar na comunidade Mentai, visitas técnicas e demonstrações técnicas.

Também foram realizados atendimentos como a elaboração de cadastro e levantamento para participação de beneficiários no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), elaboração de projetos para aquisição dos créditos Fomento e Fomento Mulher, que totalizam aproximadamente, 400 mil reais que foram aplicados no município de Santarém, e a elaboração de laudos técnicos da aplicação dos Créditos Fomento e Fomento Mulher, entre outras atividades.

A Resex Tapajós - Arapiuns fica localizada em um território de 690 mil hectares de terra, onde residem quatro mil famílias distribuídas em 76 comunidades e aldeias.

As 280 famílias beneficiadas pelas ações da parceria são das comunidades Pascoal, Mentai, Alto Mentai, Cachoeira do Mentai, Vila Nova, Cauré, Bom Futuro, Vista Alegre, Prainha, Porto Rico e Nova Canaã.

Texto: Etiene Andrade (Ascom/Emater)