Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOMENTO MARCANTE

IESP realiza formatura da 1ª turma do curso de Especialização de Docência em Segurança Pública

Cerimônia aconteceu na data em que se comemora o Dia do Professor

Por Governo do Pará (SECOM)
15/10/2021 16h18

Nesta sexta-feira (15), Dia do Professor, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) realizou a formatura da primeira turma do curso de Especialização em Docência em Segurança Pública, formação inédita ofertada pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP) e que torna aptos os formandos a ministrarem aulas e formação específica na área. 

A turma, iniciada em novembro do ano passado, teve aulas teóricas e práticas nas modalidades presencial e à distância, por conta da pandemia, e finaliza com cerca de 37 servidores dos órgãos do sistema de segurança pública do Estado e dos municípios da região metropolitana de Belém, Castanhal, Marabá e Parauapebas.

Os docentes estão aptos a auxiliar na formação dos novos agentes de segurança pública que ingressarem nos concursos, em andamento, das polícias Civil e Militar, além da próxima turma da especialização, com previsão para 2022. 

Credenciado em 2014 como instituição de ensino superior, o IESP tinha como exigência cursos que fossem voltados à docência do ensino superior. Assim, surgiu o projeto voltado à segurança pública, explica o diretor do instituto, coronel BM Antonio Bentes. 

“Como a docência do ensino superior em segurança pública é algo muito próprio, nós aproveitamos e fomentamos está pós-graduação. Ela parte de algumas metodologias diversificadas pela formação dos policiais, bombeiros, guardas municipais e daí por diante. E nesse quesito, ela se faz importante dentro do Instituto”, pontua.

Coronel Antônio Bentes diretor IESP

O resultado com a formatura é que o conhecimento e o ensino na área sejam expandidos, melhorando gradativamente a formações específicas dos próximos agentes. “Algo que pontuamos com os alunos é a questão de você mobilizar os saberes, ressaltando o ensino dos profissionais de segurança pública atualizado. Isso refletirá no conhecimento repassado por estes alunos formados nas suas respectivas corporações”, destaca Sônia Passos, coordenadora do curso de especialização.

Aprimoramento da formação em segurança pública

Com treze módulos que foram concluídos com um artigo voltado à docência em segurança pública, a especialização trabalhou com os alunos disciplinas próprias da docência, como didática, metodologia, passando temas próprias à formação de agentes de segurança como psicologia do desenvolvimento e relações interpessoais, trabalhadas de forma transversal e interdisciplinar. 

Para a Tenente BM Iara Santos, primeiro lugar do curso, a conclusão da pós-graduação representa um grande avanço para todos os profissionais que estão no desafio da docência em suas instituições e a melhoria do serviço prestado nas ruas.

Tenente CBM Iara Santos

“Os frutos não são colhidos só para nós, mas a sociedade colhe tendo uma segurança pública mais bem preparada, aprimorada para prestar seu serviço. Agradeço ao governo do Estado do Pará pela oportunidade. Esperamos que muitos outros docentes sejam aprimorados e que daqui para frente temos uma segurança pública mais eficaz”, comenta.

A cerimônia de formatura, realizada no auditório do IESP, contou com a participação do coronel CBM Helton Morais, da Diretoria de Prevenção (Diprev) da Segup, representando o secretário da pasta, do coronel PM Marcelo Ronald Botelho, chefe do Estado-Maior Geral, representando o comandante-geral da Polícia Militar, do coronel CBM José Silva Júnior, comandante operacional e representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, de Paulo Cunha, diretor da Escola de Administração Penitenciária, além de alunos, professores, corpo técnico e diretoria do Instituto.

Texto: André Macedo (Ascom/Segup)