Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Emater promove oficina de metodologia para técnicos que atuam no programa Territórios Sustentáveis

O objetivo é alinhar o trabalho conjunto para implantação de Unidades Demonstrativas em propriedades rurais cadastradas no programa Territórios Sustentáveis

Por Governo do Pará (SECOM)
15/10/2021 15h44

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA), através do Núcleo de Metodologia e Comunicação/NMC, promoverá de 18 a 21 de outubro, uma oficina de assessoramento envolvendo 20 técnicos dos escritórios locais de São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte, Água Azul do Norte e Tucumã, com o objetivo de alinhar o trabalho conjunto para implantação de Unidades Demonstrativas em propriedades rurais cadastradas no programa Territórios Sustentáveis, do governo estadual.

A oficina será realizada no prédio do escritório local de São Félix do Xingu, no sudeste paraense, e de acordo com a responsável pelo NMC, a médica veterinária Cristiane Corrêa, terá uma programação teórica e outra prática, e em formato híbrido. “A oficina terá dois dias de reunião presencial sobre a metodologia de trabalho, e será transmitida por videoconferência, e dois dias de visita a áreas onde já foram implantadas as unidades demonstrativas, e outras onde ainda serão”, explicou Cristiane Corrêa.

As unidades demonstrativas são de piscicultura (criação de peixe em cativeiro), hortifruticultura, avicultura (criação de aves), sistemas agroflorestais (saf’s), e de produção integrada agroecológica. Segundo o NMC/Emater, até agora já foram implantadas oito UD´s, sendo que a meta é alcançar 17 até o final deste ano.

“O trabalho contempla diretamente cerca de 400 produtores e indiretamente as famílias que se dedicam a agricultura familiar em toda a região, que se beneficiam com a difusão de tecnologias”, ressaltou a responsável pelo Núcleo de Metodologia e Comunicação.

As UD’s são áreas implantadas com a finalidade de transmitir a um público específico o conhecimento e a aprendizagem de práticas através da demonstração prática de método e de resultados a partir do emprego de técnicas utilizadas para o desenvolvimento do meio rural.

O programa Territórios Sustentáveis é um dos quatro pilares estratégicos do Plano Estadual Amazônia Agora, do Governo do Estado, que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável no campo.

Texto: Paula Portilho (Ascom/Emater)