Moradores da Ilha do Combu, em Belém, recebem ação itinerante da Polícia Civil
A programação alusiva à semana das crianças levou alegria, descontração e direitos para crianças e adolescentes, na manhã desta sexta-feira (15)
Servidor da Polícia Civil ajuda criança, da Ilha do Combu, no processo de autenticação biométrica para a emissão da RG A ação da Polícia Civil, coordenada pela Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), com o apoio da Diretoria de Identificação (Didem), Diretoria de Policia Metropolitana (DPM) e Grupamento Fluvial (GFLU), levou à Ilha do Combu, uma ação social, preventiva e repressiva, com emissão de carteiras de identidade, apuração e intimação de denúncias recebidas via disque-denúncia e orientação sobre a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes, além da doação de brinquedos.
"Nosso objetivo é garantir cidadania e segurança à comunidade da ilha, aproximando a Polícia Civil das pessoas que aqui residem”, informou a delegada-geral adjunta, Daniela Santos.
Thayane Martins, moradora da Ilha, aproveitou a ação para emitir a primeira via do RG da filha de dois anos e agradeceu pela oportunidade. “Para nós, foi ótimo, pois nem sempre é possível ir até Belém, não precisei gastar com transporte. Além da carteira que conseguimos emitir, ainda recebemos orientações das delegadas que lidam com as crianças”, disse.
A ação de Responsabilidade Social da Polícia Civil entregou brinquedos às crianças do Combu, em homenagem ao Dia das Crianças"Com essa ação queremos trazer uma aproximação maior com essas famílias moradoras da área, por meio de informação e divulgação dos canais de denúncias, para que diante de uma ação contra os adolescentes, possamos investigar. Para nós é suma importância esse contato, pois também somos do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes que muitas vezes são violados, portanto queremos demonstrar isso a eles e nos colocar a disposição”, afirmou a concluiu a titular da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), delegada Ariane Melo.
Apuração-Disque-Denúncia 181
Uma equipe da Delegacia Especializada no Atendimento a Criança e ao Adolescente (Deaca/Santa Casa) realizou procedimentos sobre casos recebidos via disque-denúncia. "Realizamos instrução de procedimentos investigativos, ouvimos testemunhas e fizemos intimações para o comparecimento dos envolvidos na Deaca, além de aproveitarmos a oportunidade para conversar com as crianças sobre prevenção de violência sexual", disse a titular da Deaca, delegada Maria Julia.
Serviço – A Polícia Civil ressalta que todo crime contra crianças e adolescentes podem ser denunciados nas Delegacias Especializadas, Delegacias de Bairro, por meio do Disque-Denúncia 181 ou via aplicativo Whatsapp (91) 8115.9181, de forma anônima, por meio da inteligência artificial chamada "Iara".