Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCENTIVO À LEITURA

Ioepa doa 304 livros para escola e Kombiteca em assentamento no município de Santa Bárbara

A iniciativa integra o Projeto Portal do Conhecimento, desenvolvido pela Imprensa Oficial do Estado para levar a leitura a quem tem dificuldade de acesso a livros

Por Governo do Pará (SECOM)
14/10/2021 18h24

Em homenagem ao Dia Nacional da Leitura e ao Dia das Crianças (12 de outubro), a Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), por meio do Projeto Portal do Conhecimento, doou 304 livros nesta quinta-feira (14). A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Helena Barra Farias recebeu 160 obras, e o Projeto Kombiteca 144 livros. As duas instituições contempladas com as doações ficam no Assentamento Abril Vermelho, pertencente ao Movimento Sem Terra (MST), no município de Santa Bárbara do Pará, na Região Metropolitana de Belém. A entrega foi feita pela equipe do Portal do Conhecimento, coordenado por Sandra Batista.Crianças rodeadas de livros: cenário de cidadania proporcionado pelo Portal do Conhecimento

Para o presidente da Ioepa, Jorge Panzera, a autarquia cumpre seu papel de dar voz a todos e de proporcionar o acesso à leitura. “Temos de ir aonde há mais carência, e maior dificuldade de se ter acesso ao conhecimento, à educação e à cultura. Essa é uma das políticas públicas do atual governo do Estado”, disse Jorge Panzera.

A coordenadora Sandra Batista acrescentou que “nosso objetivo é atender a essas comunidades mais carentes de recursos, nas quais os livros são mais escassos. Cada vez que chegamos a esses lugares somos recebidos com tanto carinho, e vimos como essas obras vão fazer a diferença no presente e no futuro de crianças, jovens e adultos. Nós sabemos que estamos cumprindo a nossa missão”.

Estímulo - O diretor da Escola Professora Helena Barra Farias, Josielson Alves, afirmou que a doação feita pela Ioepa vai suprir uma demanda urgente e necessária na escola, que é o acesso à literatura infantil. “Temos um Cantinho da Leitura, mas precisamos criar um espaço para os livros e para a leitura com mais estrutura. Nossas crianças vão poder usufruir desses livros, e isso vai ajudar muito no processo pedagógico deles. Além da educação formal é preciso estimular a imaginação, a criatividade, o lúdico, o prazer de ler nesse público. O Portal do Conhecimento está nos ajudando muito nessa tarefa”, afirmou Josielson Alves.A coordenadora do Portal, Sandra Batista (d) durante a entrega dos livros ao Projeto Kombiteca

O dia na Escola começou com o professor de Literatura Infantil Nilo Souza, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), contando histórias e fazendo leituras dramatizadas de várias narrativas ligadas ao universo mitológico amazônico, juntamente com a pesquisadora Daniele Rodrigues. Eles são integrantes do Grupo de Estudos Literários na Amazônia e Formação do Leitor (Gelafol) da UFPA.

Kombiteca - Para Marichele Brito Pantoja, criadora da Kombiteca (veículo adaptado para abrigar uma biblioteca itinerante), os 144 livros doados pela Imprensa Oficial do Estado vieram na hora certa. Os livros doados atendem desde o público infantil até o adulto.

“Com a Kombiteca nós atendemos todos os tipos de público, desde a criança ainda não alfabetizada, as alfabetizadas, passando pelos adolescentes e indo até os adultos. Então, as obras doadas pelo Portal do Conhecimento atenderam a nossa demanda e são muito bem-vindas”, afirmou Marichele Pantoja.

Usando a Kombiteca, que foi obtida a partir do Edital de Cultura Lei Aldir Blanc, em 2020, Marichele se desloca por todas as comunidades do Assentamento Abril Vermelho promovendo contação de histórias, empréstimos de livros e sessões de leitura. “Mas antes de termos o veículo, aqui em casa já existia o espaço de leitura desde 2006”, ressaltou.Crianças do Assentamento Abril Vermelho em meio ao mundo da cultura, da criatividade, da livre imaginação

Horizontes - O Portal do Conhecimento busca atender demandas das escolas municipais, bibliotecas comunitárias e outros espaços de leitura.

Para a coordenadora Sandra Batista, a parceria contribui com o “alargamento de horizontes do aprendizado e do conhecimento, além de contribuir com o desenvolvimento do trabalho dos municípios e comunidades”. Os municípios que tiverem interesse em criar e ampliar seu acervo de livros devem enviar ofício, via e-mail, para portaldoconhecimento@ioe.pa.gov.br. O telefone do projeto é (91) 4009- 7847.

Quem quiser doar ou obter mais informações sobre o projeto deve ligar ou acessar a página do Portal do Conhecimento no Facebook (https://www.facebook.com/Portal-do-Conhecimento-IOEPA-104382188460994/).

Texto: Ailson Braga – Ascom/Ioepa