Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DEFESA ANIMAL

Adepará recebe a supervisão do Ministério da Agricultura e Pecuária em ações

Orientação ajuda a aprimorar os.procedimentos realizados pela Agência. Auditores fiscais federais agropecuários supervisionaram ações em Dom Eliseu, Rondon do Pará, Ulianópolis e Paragominas

Por Lilian Guedes (SECTET)
14/10/2021 10h49

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou a supervisão das ações de defesa animal realizadas pelo serviço veterinário da  Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) voltados para o Programa de sanidade equídea, controle da raiva dos herbívoros, prevenção e vigilância a Encefalopatia espongiforme bovina e o  Programa de Controle e Erradicação da brucelose e tuberculose. 

O acompanhamento do Mapa ocorreu no período de 4 a 8 de outubro em unidades locais e propriedades rurais nos municípios de Dom Eliseu, Rondon do Pará, Ulianópolis e Paragominas, e foi feito por auditores fiscais federais agropecuários que supervisionaram e conferiram o andamento das ações de campos, vigilância ativa em propriedades rurais para o programa, cadastramento e monitoramento de morcegos hematófagos, ocorrência de doenças e conhecimento técnico relativo às patologias, legislação e procedimentos técnicos de campo. 

Para Gláucio Galindo, gerente do Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros da Agência, “essas supervisões do Mapa têm por objetivo aferir o bom andamento das ações de campo da Adepará e contribuem para a certificação da qualidade de nossos trabalhos”, destacou Galindo. 

A supervisão se deu de forma orientativa em relação aos procedimentos adequados a serem realizados no serviço de veterinária e de suma relevância como conta a gerente do Programa Estadual de Sanidade Equídea. 

“As supervisões do Mapa são importantes porque nos ajudam a aprimorar os procedimentos realizados pelo serviço veterinário da Adepará em nível de campo”, destacou a gerente.