Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DAS CRIANÇAS

No Mangal, programação apresenta nova coruja-do-mato e ‘Heróis da Amazônia’

Evento na próxima terça (12) é gratuito e irá ocorrer a partir das 9h, no entorno do Memorial Amazônico da Navegação

Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)
10/10/2021 12h18

O dia das crianças terá diversão e educação ambiental no Parque Zoobotânico Mangal das Garças. Na terça-feira (12), que também é feriado nacional, o Parque aguarda a todos para participar do Momento EcoZoo, no qual será apresentada a mais nova atração do local: a coruja Ayra. Em seguida, será a vez da criançada aprender ainda mais sobre proteção à natureza com a contação “Heróis da Amazônia”. A programação é gratuita e irá ocorrer a partir das 9h, no entorno do Memorial Amazônico da Navegação. 

O Momento EcoZoo é uma atração do Mangal das Garças na qual os visitantes têm a oportunidade de chegar mais perto das espécies apresentadas, além de saber um pouco mais sobre as curiosidades do animal. Para o dia das crianças a equipe técnica do Parque irá apresentar a mais nova atração do Parque: a Coruja Ayra, uma coruja-do-mato recém chegada ao local, após ser vítima de um acidente com motosserra no qual perdeu uma de suas asas. 

A espécie tem uma função ecológica de predação, ou seja, costuma realizar controle de populações de insetos, aracnídeos, pequenos roedores e rãs. “Além disso, a coruja-do-mato não possui diferenciação de macho ou fêmea pela aparência, apenas por exame de DNA”, explica Rafael Nagen, técnico ambiental do Mangal das Garças.

Essas e muitas outras curiosidades acerca da Arya e da espécie coruja-do-mato serão abordadas no Momento EcoZoo da próxima terça-feira, 12 de outubro. “O Momento EcoZoo sempre esteve na programação do Mangal para atrair as crianças e dar a elas uma noção de educação ambiental. Inicialmente, quando fala-se em EcoZoo, pensa-se apenas em crianças prestando atenção, mas os animais apresentados sempre tem um apelo popular muito grande, o que envolve os adultos acompanhantes”, comenta Basílio Guerreiro, biólogo do Parque. 

Após o momento ecológico, será a vez de Kadu Santoro encantar as crianças com a contação ‘Heróis da Amazônia’, que se divide em três histórias com perspectivas diferentes sobre alguns personagens do imaginário amazônico. Os super-heróis Curupira, boto e Matinta Pereira agora têm poderes especiais para salvar a Amazônia e ensinar lições sobre temas importantes, como a proteção das florestas e rios.

“Contar histórias é sempre maravilhoso, pois elas têm a capacidade de nos gerar imaginação e encantamento. Nós somos construídos de histórias, somos o que somos pelas histórias que vivemos, então poder estimular pensamentos, sensações e imagens é algo que me dá muito prazer e me torna uma pessoa melhor”, comenta o artista Kadu Santoro.

Programação diária no Mangal das Garças:

- Alimentação das Iguanas no caminho para o farol - 8h30

- Alimentação das Tartarugas e peixes no lago - 9h00

- Passeio com a coruja Arya: de terça a sábado, às 9h00

- Alimentação das garças no Recanto da Curva: 11h, 15h, 17h30.

- Soltura das borboletas no Borboletário: 10h e 16h (monitorado)

- Apresentação das aves do Viveiro das Aningas - 16h30

- Passeio da coruja Olívia – 17h

 

Serviço:

Dia das Crianças no Mangal das Garças

Data: 12 de outubro de 2021

Hora: 9h00

Local: Entorno do Memorial Amazônico da Navegação

Programação Gratuita

Para entrada e permanência no local é obrigatório o uso de máscara. 

 

Texto: Gabriel Nascimento/Ascom Pará 2000