Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO CÍRIO 2021

Órgãos de Segurança bloqueiam as ruas para garantir a segurança dos fiéis

Por Walena Lopes (SEGUP)
09/10/2021 20h54

A movimentação em torno da praça Santuário está sendo monitorada de forma intensificada pelos órgãos de segurança pública do Estado. A operação Círio 2021, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), está acompanhando o deslocamento dos fiéis pelas ruas e no entorno da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, localizada na Avenida Nazaré. 

Equipes de segurança estão concentradas no novo Centro Integrado de Comando e Controle, vinculado à Segup. O Centro está funcionando tendo como “evento-teste” o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do mundo. Mais de 15 representantes do Sistema Integrado de Segurança Pública e órgãos parceiros, como a Guarda Municipal de Belém e Cruz Vermelha estão atuando para garantir maior segurança aos fiéis, romeiros e turistas que saíram às ruas para vivenciar a fé na Virgem de Nazaré. 

“Houve um planejamento operacional integrado realizado na SEGUP com a presença de todos os órgãos do sistema de segurança e os órgãos parceiros. Dentro desse planejamento foram distribuídos efetivo dos órgãos de trânsito, efetivo da Polícia Militar, dos Bombeiros e efetivos também dos órgãos de saúde. Por toda extensão onde se realizaria a Trasladação. Estamos reunidos dentro do Centro Integrado de Comando e Controle, fazendo o monitoramento através das câmeras, que temos espalhadas por esse trajeto”, destacou o secretário Adjunto de Operações da Segup, Coronel Alexandre Mascarenhas. 

Mesmo sem a presença da berlinda com a Imagem da Santa e a corda, a movimentação dos fiéis foi grande nas ruas, especialmente, no trajeto onde tradicionalmente acontece a procissão da Trasladação. Romeiros e fiéis se deslocaram pelas avenidas Nazaré e Presidente Vargas, rumo à Igreja da Sé, após a missa realizada no Colégio Gentil Bitencourt. Agentes das forças de segurança auxiliaram os fiéis e realizaram os bloqueios das transversais para que que as pessoas pudessem realizar o trajeto e pagar suas promessas com segurança e resguardo de suas vidas.

“Como era esperado, muitas pessoas estão fazendo o percurso, do que seria a Trasladação, mesmo sem a presença da Berlinda e da Corda. Desta forma, os órgãos estão fazendo o fechamento dos cruzamentos para que estanque o fluxo de veículos e não haja nenhum tipo de acidente. Os órgãos de saúde também estão por toda essa extensão dando apoio, com macas, com ambulâncias em locais estratégicos para atender, caso seja necessário que algum devoto venha a passar mal ou precisar de uma assistência de saúde”, ressaltou o Coronel, Alexandre Mascarenhas.