Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOBILIDADE URBANA

Educação de Trânsito por Todo o Pará leva conscientização a Benevides

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
07/10/2021 16h30

O município de Benevides, na Região de Integração Guamá, recebeu, na manhã desta quinta-feira (07), mais uma etapa do projeto "Educação de Trânsito por Todo o Pará". A ação é realizada pelo Departamento de Trânsito do Estado(Detran), por meio da Coordenadoria de Educação de Trânsito, em parceria com os municípios. O objetivo é conscientizar a população sobre comportamento seguro no trânsito, alertando para os principais fatores de risco de acidentes.

As equipes realizaram abordagens educativas na Avenida Joaquim Pereira de Queiroz, via de maior fluxo de veículos e pedestres da cidade. O coordenador de educação no trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social, Transporte e Trânsito (Semdestran), Pedro Neto, disse que o trabalho conjunto oferece a população "a conscientização de fato", visando um trânsito mais seguro. Ele informou que Benevides possui uma frota superior a 14 mil veículos registrados, sendo mais de 10 mil motocicletas. Por isso, os condutores e usuários de ciclomotores precisam de uma atenção especial por cometerem mais infrações, como o não uso do capacete, transporte inadequado de crianças, entre outras irregularidades.


O motociclista, Eldson Patrick foi um dos abordados na ação. Ele elogiou a iniciativa dos órgãos de trânsito e garantiu que procura sempre cumprir as leis. "Uso a moto no meu trabalho e, para mim, é importante ter tudo certo", afirmou. Os pedestres que passavam pelo local, a exemplo do autônomo Marco Antônio dos Santos, aproveitou a presença dos educadores para tirar dúvidas. Os servidores do Detran explicaram a ele que a filha de cinco anos não pode ser conduzida na na moto, pois, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, apenas crianças maiores de 10 anos poderão ser conduzidas em veículos de duas rodas. Entre os condutores de veículos a recepção também foi positiva. As advogadas Maria Lúcia Pinto e Maria Dinair Oliveira, receberam as orientações e avaliaram como excelente o trabalho de orientação. "Isso tem quer feito sempre. Tem muita gente maluca por aí", afirmou Maria Lúcia.

Marco Antônio dos Santos

Em Benevides, a ação educativa continua nesta sexta-feira (8). Um dos coordenadores das três equipes do Detran presentes no município, João Veiga, analisa que o projeto deve alcançar um grande número de pessoas e que o objetivo, além de orientar, é observar e entender a dinâmica de cada local para propor novas ações. Veiga assegura que a sinalização viária realizada recentemente em Benevides, pelo governo do Estado, através do Detran, é muito positiva e pode alcançar resultados mais efetivos com atividades conjuntas com a educação e a fiscalização de trânsito.

Texto: Lacênio Barbosa (Ascom/Detran)