Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSUNTOS RURAIS

Emater participa da VII Feira da Agricultura Familiar de Marituba com produtos do Empório Sustentável

Por Governo do Pará (SECOM)
05/10/2021 15h55

Doze produtores familiares de Marituba, Região Metropolitana de Belém, que são atendidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-PA), através do Projeto Empório Sustentável, participarão como expositores da VII Feira da Agricultura Familiar, na manhã de sexta-feira (08), na Praça Matriz do município. O órgão estadual é parceiro do evento promovido pela Prefeitura Municipal de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Sedap).

Os itens comercializados pelos produtores assistidos pela Emater serão hortaliças como alface, couve, jambu, e plantas ornamentais e florais; de gastronomia (licores e polpas de frutas, doces e geleias, tucupi, farinha de mandioca, molho de pimenta), e de artesanato (artigos feitos em tecido, crochê, em fibra, bonecas, vasos decorados e biojóias feitas de sementes).

“A nossa expectativa é de mais uma oportunidade para o produtor de venda direta com o consumidor. Também garante a visibilidade dos produtos e a possibilidade de prospecção de novos negócios com encomendas futuras. E ainda consolida a parceria entre o escritório local da Emater em Marituba e a Prefeitura Municipal, em prol da assistência técnica prestada às famílias produtoras no município”, ressaltou a engenheira agrônoma Luciana Moreira, responsável pelo Empório Sustentável.  

A Feira deste ano tem como tema “Fé na produção maritubense”. Como atrações do evento, a Sedap/Marituba ofertará o Espaço Kids, o Showroom de Sustentabilidade, e ainda aferição de pressão arterial e testes rápidos.

O Empório Sustentável é um projeto realizado pelo Escritório Regional das Ilhas - Emater, visando ser alternativa viável à comercialização direta de produtos e à melhoria na renda das famílias, com sustentabilidade ambiental, multiplicando técnicas artesanais e empreendedoras.

Atualmente, estão cadastrados 120 produtores familiares no projeto. Tem como principais atividades a realização de Feiras itinerantes, interativas e integrativas a outros projetos e organizações; integrar a comercialização dos diversos segmentos agropecuários; apoiar a comercialização dos produtos da cadeia empreendedora familiar; a capacitação e aperfeiçoamento aos agricultores e artesãos; a organização associativa dos artesãos; oportunizar ocupação para os jovens empreendedores; melhorar a qualidade dos produtos ofertados; e proporcionar geração de renda.

Serviço:

VII Feira da Agricultura Familiar de Marituba

Data: 08/10/2021 (Sexta-feira).

Local: Praça Antônio Perdigão Bastos (Praça Matriz), Marituba.

Horário: 7h30 às 13 horas.

Texto: Paula Portilho (Ascom Emater)