Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E CIDADANIA

TerPaz comemora 2 anos de inclusão social e cidadania no bairro da Terra Firme, em Belém

O Programa envolve secretarias e órgãos estaduais e oportuniza conhecimentos práticos de empreendedorismo, ações de Saúde, entre outros serviços sociais

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
05/10/2021 13h22

Há dois anos, a vida dos moradores do bairro da Terra Firme, em Belém, está sendo transformada, por meio das diversas ações oferecidas pelo programa Territórios Pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado, e as mudanças são relatadas pelos próprios moradores. É o caso da professora de teatro, Gláucia Ferreira, de 44 anos. Ela é deficiente visual e descreve como era a comunidade antes da chegada do TerPaz.

“O atendimento de saúde aqui no bairro sempre foi precário. As pessoas tinham que sair de madrugada para pegar senha para se consultar. Com a chegada do TerPaz esse serviço se multiplicou, agora as pessoas conseguem se consultar nas ações promovidas aos finais de semana. Então foi um passo à frente que o bairro deu com a chegada do programa. Quando me consultei, fui muito bem atendida pelos médicos e por todos da equipe’’, disse a moradora.

A professora de teatro, Gláucia Ferreira: "TerPaz multiplicou o serviço de saúde. Quando me consultei, fui bem atendida pelos médicos"De acordo com dados divulgados esta semana pela Câmara Técnica Intersetorial (CTI) do TerPaz, já foram realizados mais de 33 mil beneficiamentos durante esses dois anos atuando no território da Terra Firme. Resultado do trabalho integrado que envolve 36 secretarias, autarquias e fundações do Estado que vêm levando política de inclusão social, segurança e diversos serviços gratuitos à população.

O TerPaz oferta ações de saúde, capacitação técnica, subsídios para a aquisição e/ou reforma habitacional, educação ambiental, disponibilização de crédito para empreendedorismo e fomento aos arranjos econômicos locais, assim como atendimentos específicos para mulheres provedoras do lar e os jovens, entre outros. Atualmente, as ações do TerPaz são realizadas em escolas públicas, delegacias, centros comunitários e instituições parceiras.

Mais qualidade de vida

Ainda de acordo com os dados da CTI do TerPaz, nesses dois anos de ações, foram feitos 23.055 atendimentos médicos no bairro da Terra Firme, por meio do projeto TerSaúde, executado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), dentro do programa Territórios Pela Paz (TerPaz). As ações ocorrem aos finais de semana, nos sete territórios beneficiados pelo programa: Benguí, Cabanagem, Guamá, Jurunas, Terra Firme, Icuí-Guajará e Marituba.

A organização dessas ações é de responsabilidade da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac). “O TerPaz é uma política de governo que veio para transformar vidas, dar voz aqueles que antes estavam esquecidos. Durante esses dois anos atuando no território da Terra Firme, um bairro de Belém muito marcado no passado pela violência e ausência de política pública efetiva, estamos colhendo bons frutos”, apontou o secretário da Seac, Ricardo Balestreri.

Ele conta que os números de beneficiamentos no território da Terra Firme são expressivos. “Esses resultados impactam diretamente na vida dessas pessoas, quando elas conseguem ter acesso à emissão de um documento ou realizar um curso de capacitação, por exemplo, graças à essa articulação entre entes governamentais e não governamentais para o desenvolvimento de uma cultura de paz, com foco na inclusão social e geração de oportunidades culturais, educacionais, econômicas e de exercício de direitos”, ressaltou Balestreri.

Oportunidades

Para a agente de saúde, Marisanta Lobato, o TerPaz veio trazer mudança e melhorias para os moradores. “O programa, além desafogar as filas de espera por serviços de saúde, como consultas médicas especializadas, também está abrindo um leque de oportunidades para as pessoas que desejam ter uma fonte de renda e melhorar sua condição de vida, disponibilizando cursos e oficinas, eu mesma já fiz duas: a de confecção de bolsas e de manipulação de alimentos”, disse ela.

A dona de casa Auta da Silva, 54, é mãe de 5 filhos, mora há 31 anos no bairro da Terra Firme. Ela conta que toda a família já foi beneficiada por ações do TerPaz. “Eu já fiz a oficina de economia doméstica, onde aprendi a fazer o reaproveitamento de resíduos, líquidos e sólidos, também consegui tirar o meu RG, eu e os meus filhos já realizamos consultas médicas... Tudo mudou aqui no bairro com a chegada do TerPaz e para melhor”, destacou a moradora.   

Usina da Paz

Além do trabalho que já vem sendo realizado pelo programa TerPaz, o bairro da Terra Firme também será polo das “Usinas da Paz” (UsiPaz), projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz, elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada.

Na Terra Firme, a UsiPaz está sendo construída na Passagem Belo Horizonte com a Passagem do Arame. As obras já iniciaram e estão sendo executadas em parceria com a mineradora Hydro, por meio de um termo de cooperação. O Estado não recebe nenhum recurso financeiro da empresa. A Usina será entregue em 2022 ao governo pronta e equipada.

O projeto consiste em um grande complexo público, em áreas de aproximadamente 10 mil metros quadrados, com a finalidade de garantir a permanência do Estado nos territórios, com ênfase na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário.

“Estamos muito felizes com o andamento das obras das Usinas da Paz, já estamos entregando a primeira unidade no Icuí-Guajará, em Ananindeua, e até o final do ano vamos entregar mais cinco equipamentos públicos na Região Metropolitana de Belém e no sudeste do Estado. Os serviços que serão oferecidos nesses espaços, vão garantir uma presença ainda mais forte e permanente de serviços de acolhimento do Governo do Estado a essas populações, que já vêm sendo atendidas pela política pública TerPaz", disse Ricardo Balestreri,

Entre os espaços, as UsiPaz terão complexos esportivos, salas de audiovisual, salas de inclusão digital e vários outros serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, capacitação técnica e profissionalizante, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá locais para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.