Profissionais de vários hospitais do estado participam de intercâmbio na Santa Casa
Os trabalhos estão focados nas melhores práticas de equipes multiprofisssionais na Assessoria de Controle de Infecção Hospitalar (ACIH)
A Fundação Santa Casa tem em uma de suas áreas o trabalho da Assessoria de Controle de Infecção Hospitalar (ACIH), que conta com uma equipe multiprofissional composta por infectologistas, enfermeiros especialistas, biomédicos, técnicos de enfermagem e de laboratório. O trabalho dessa equipe vem se tornando referência para prevenção e controle de "Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras), processo favorecido pela Acreditação Hospitalar Pleno (nível 2, ONA), conquistado pela instituição.
Essa posição de cuidado com os pacientes fortalece a importância do intercâmbio na área da saúde, na busca de melhorias para os serviços oferecidos aos usuários e a Santa Casa do Pará, por ser um dos maiores hospitais do estado, oferece assistência e conhecimento na área de Saúde de maneira ampla.
A interação na área hospitalar, segundo a enfermeira, Adriana Moreira, da coordenação da ACIH da Santa Casa, permite que organizações de referência recebam profissionais de outras instituições para conhecerem as melhores práticas adotadas para qualificar o serviço prestado. É o Benchmarking, processo de busca das melhores práticas de gestão de uma entidade ou instituição para um desempenho superior.
Adriana Moreira explica que a ACIH da Santa Casa já atua nesta estratégia desde o ano de 2017, recebendo profissionais de outras instituições de Saúde que buscam um padrão de referência em qualidade de controle de infecção para aprimorar os seus processos, produtos e serviços.
“Com o aprimoramento de nossos processos e serviços, com a implantação de novas metodologias de controle e prevenção de infecção, bem como, a implementação de vários protocolos, a ACIH tem conseguido resultados positivos em seus indicadores, onde o índice de infecção na instituição vem caindo significativamente nos últimos 5 anos”, destaca Adriana.
A equipe da ACIH da Santa Casa já recebeu profissionais dos hospitais Abelardo Santos e Amazônia (Belém), Francisco Magalhães (Castanhal) e, esta semana, recebe também a enfermeira Suellen Coelho, do hospital municipal de Parauapebas (sudeste do estado). Para este mês de outubro, está prevista a recepção à equipe do Hospital Geral de Bragança, no nordeste do estado.
Enfermeira do hospital de Parauapebas, Suellen Coelho disse que o hospital oferece mais de 180 leitos aos moradores do município e cidades vizinhas. “Trabalho na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e fiquei com vontade de conhecer como era a realidade em outros centros e, achei legar ser na Santa Casa, por ser um hospital de referência. Entrei em contato com a Adriana, que me orientou que poderia oficializar via e-mail e aí, quando foi deferido, fiz a comunicação em meu hospital que autorizou minha vinda para essa visita técnica”.
Suellen diz que o objetivo é melhorar o serviço do hospital em que atua, que tem uma equipe na CCIH, com médico, enfermeiro e duas técnicas de enfermagem. “Temos cerca de 200 leitos. É um hospital geral que acaba recebendo muita gente. Temos maternidade, Pronto Socorro, UCI, UTI. Essa acolhida pelos servidores da Santa Casa é ótima para a nossa atualização profissional. Principalmente ampliando a minha visão sobre as estratégias do serviço”.
“Estou sugando o máximo que posso, vendo o que posso fazer com a minha realidade, por mais que meu hospital seja pequeno diante da Santa Casa, temos as nossas peculiaridades e estou vendo como adequar, tudo o que vai beneficiar aos usuários que buscam nosso hospital. E está sendo bem positivo. É um aprendizado importante para nós que atuamos em outros centros com hospitais de médio e pequeno porte”, enfatiza Suellen.
SERVIÇO
As instituições ou profissionais de Saúde com interesse em realizar benchmarking hospitalar, na ACIH da Santa Casa, podem entrar em contato pelo telefone (91) 4009-2206.