Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM OUTUBRO

Obra de substituição de redes contará com frentes de trabalho em 7 bairros de Belém

Atualmente, mais de 90% das novas redes já foram implantadas

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
01/10/2021 11h28

A obra de substituição de redes, em Belém, seguiu em ritmo acelerado, no mês de setembro,  e a ação de asfalto foi intensificada em 8 bairros da capital. Neste mês de outubro, os serviços serão centralizados em 4 setores de abastecimento, principalmente nos bairros da Pedreira, Marco, Sacramenta, Telégrafo, Cremação, Guamá e São Brás.

“Nesse mês de outubro, iremos setorizar os nosso serviços, atuaremos com diferentes frentes de trabalho para que todas as etapas da obras sejam concluídas nesses bairros até meados do mês de novembro. Estaremos fazendo interligações das novas redes, a setorização, e encerrando com o asfaltamento dos trechos que passaram por obras”, explicou o engenheiro da Cosanpa, Paul Simons.

A obra de substituição de redes é executada por etapas, após a finalização de todas fases em cada área, que consistem em escavação para implantação da rede; execução das soldas de eletrofusão para conectar os trechos implantadas; e as interligações nas novas redes, é feita a recomposição asfáltica.

Atualmente, mais de 90% das novas redes já foram implantadas. É importante ressaltar que todo esse trabalho está sendo feito para melhorar o abastecimento de água, reduzir a quantidade de vazamentos e fazer com que o serviço prestado pela Companhia chegue com mais qualidade até a casa dos moradores. São 26 bairros beneficiados com a troca das tubulações antigas de cimento amianto, com mais de 50 anos de uso, por redes modernas e mais seguras.

Asfalto

Estão sendo implantados cerca de 180 quilômetros de redes novas por método não destrutivo (MND), que faz a implantação da rede por meio de perfurações em dois pontos extremos da via, sendo necessário escavação em cada trecho. E o asfalto está sendo executado ao final de todas as etapas.

Nos últimos 15 dias de setembro, a Cosanpa realizou uma intensa ação de asfaltamento nos trechos que sofreram intervenções da obra. Bairros como: Campina, Cidade Velha, Reduto, Umarizal, Nazaré, Jurunas, Curió-Utinga e Souza, receberam o recapeamento asfáltico.

O Governo do Estado está investindo R$ 250 milhões para beneficiar mais de 800 mil habitantes da capital. A previsão de conclusão é para o primeiro semestre de 2022.