Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO

Hospital Jean Bitar orienta sobre prevenção a doenças cardiovasculares

A iniciativa, direcionada a usuários e funcionários da unidade de saúde, alerta para hábitos de risco e cuidados que podem evitar essas patologias

Por Governo do Pará (SECOM)
30/09/2021 20h16

No mundo, mais de 17 milhões de pessoas morrem por ano vítimas de doenças cardiovasculares, atestam dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a pesquisa mostra que essas doenças são responsáveis pela maior causa de mortes, com cerca de 360 mil casos anuais. Para orientar usuários e funcionários sobre prevenção das doenças cardiovasculares, o Hospital Jean Bitar, em Belém, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH),  promoveu na quarta-feira (29) o Dia Mundial do Coração, reunindo o cardiologista do HJB, João Henrique Andrade, usuários  e funcionários em um diálogo sobre o tema "5 dicas para um coração saudável".

De acordo com o cardiologista, "se as orientações repassadas forem seguidas, no que se refere à alimentação, realização de atividades físicas, tratamento e observação da obesidade, tratamento de doenças pré-existentes, como hipertensão, diabetes e alteração do colesterol, e se as orientações sobre hábitos de vida que precisam ser evitados, como etilismo e tabagismo, de uma forma geral é possível que tudo isso atue bem na prevenção de doenças cardiovasculares".

Hospital Jean Bitar investe em ações preventivas O usuário Lindomar Costa Carneiro, 29 anos, morador do município de Ipixuna do Pará, na região Nordeste, aproveitou o evento para sanar dúvidas sobre hipertensão, doença crônica que ele trata desde a juventude. A iniciativa do HJB alertou os usuários sobre o perigo das doenças cardiovasculares, mas principalmente orientou sobre cuidados preventivos, que mantêm a saúde cardiovascular.

"Muito importante esse tipo de ação. Espero que o ‘Jean Bitar’ continue dando oportunidade para que as pessoas tenham conhecimento sobre doenças que todos nós podemos evitar, se a gente souber como preveni-las, pois informação também salva. Por isso, quero parabenizar o Hospital Jean Bitar por se preocupar em levar informações para a manutenção da saúde da população, pois essas informações não ficarão só dentro do Hospital; elas serão repassadas", afirmou o usuário.

Alerta - O Mundial do Coração é uma data criada para alertar as pessoas em todo o planeta sobre os perigos que alguns hábitos inadequados representam para a saúde cardiovascular.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, as doenças cardiovasculares podem ser causadas por múltiplos fatores, desde tabagismo até diabetes, passando por hipertensão e obesidade, poluição do ar ou patologias menos comuns, como doença de Chagas ou amiloidose cardíaca.

Texto: Joelza Oliveira - Ascom/HJB