Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Hospital Materno-Infantil de Barcarena promove treinamento de brigadistas

A capacitação em combate a incêndios envolve 50 funcionários da unidade. O instrutor é credenciado pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Por Governo do Pará (SECOM)
23/09/2021 18h27

Aprender a usar corretamente os extintores faz parte do curso de formação de brigadistasO Hospital Materno-Infantil de Barcarena "Dra. Anna Turan" (HMIB), na região do Baixo Tocantins, está formando nova turma de brigadistas. A capacitação dos profissionais está sendo realizada nesta semana, entre os dias 21 e 24, e envolve 50 profissionais no curso de Formação de Brigada de Incêndio, nível intermediário. O conteúdo, com aulas teóricas e práticas, obedece à Norma Brasileira (NBR) 14.276 e à Instrução Técnica (IT) 17 do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

É a terceira turma em formação pelo HMIB, unidade que pertence ao Governo do Pará, gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, que durante quatro dias oferece a capacitação pela manhã e à noite. As turmas são divididas na área externa da unidade, próximo ao estacionamento. O instrutor é credenciado pelo Corpo de Bombeiros Militar, em uma formação específica, que envolve noções de combate a incêndio.Com instrutor credenciado, os funcionários aprendem técnicas de combate a incêndio

Os participantes aprendem a coordenar ações de proteção e prevenção em caso de incêndio, como checagem dos extintores, utilização de hidrante, manutenção de bombas de água, saídas de emergência e afins, além de orientação para primeiros socorros.

O curso prosseguirá em outubro, com aulas de salvamento e aprimoramento de primeiros socorros, e instruções de evacuação de área e resgate de pacientes.

“Esse primeiro momento é para direcionar os colaboradores sobre uma abordagem inicial em caso de princípio de incêndio na unidade. Eles irão comandar os demais colaboradores para abandonar a unidade, enquanto combatem o fogo até a chegada dos bombeiros”, informou Cinthia Paes, técnica de Segurança do Trabalho do HMIB.

A Norma Regulamentadora nº 23 (NR-23), do Ministério do Trabalho e Previdência Social, determina o que é uma brigada de incêndio e estabelece a proteção a todas as pessoas presentes em local onde haja incêndio.O curso no HMIB tem ainda conteúdo teórico

Legislação - Também técnica em Segurança do Trabalho, Michele Martins ressaltou a importância da presença do brigadista em unidades hospitalares. “O treinamento atende à legislação trabalhista e do Corpo de Bombeiros quanto à prevenção contra princípios de incêndios e abandono da edificação, auxiliando e protegendo profissionais de saúde, pacientes, entre outros usuários, além de contribuir na propagação dessa cultura de prevenção em sua própria comunidade”, frisou.

Inaugurado em 2018, o HMIB realiza atendimento 100% SUS (Sistema Único de Saúde). Nos três anos de funcionamento, a unidade já realizou mais de 4 mil partos e cerca de 230 mil atendimentos entre consultas, internações, exames e cirurgias.

Texto: Adrielle Lopes de Sousa - Ascom/HMIB