Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BRASILEIRÃO

Com protocolo aprovado, jogo entre Remo e Náutico terá público na Arena Banpará Baenão

Será a primeira partida de futebol no Pará com a presença de torcedores após o início da pandemia, mas com apenas 30% da capacidade do estádio

Por Aline Saavedra (SECOM)
22/09/2021 20h35

Em uma união de esforços, com a presença de representantes das áreas de saúde e segurança do Estado e do município de Belém, Ministério Público do Estado (MPE), Federação Paraense de Futebol e do Clube do Remo, o protocolo para o retorno de público ao estádio de futebol foi apresentado e aprovado por unanimidade. O documento foi elaborado tendo como base o protocolo de recomendações para retorno do público aos estádios da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A reunião foi realizada na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), na tarde desta quarta-feira (22).A presença do público no estádio foi aprovada por representantes das áreas de saúde e segurança do Estado e da Prefeitura de Belém, Ministério Público, FPF e Clube do Remo

O jogo entre Clube do Remo e Náutico, de Pernambuco, pela série B do Brasileirão, será na próxima sexta-feira (24), às 19 h, na Arena Banpará Baenão, com a presença da torcida – o primeiro com público no Pará após o início da pandemia de Covid-19. Serão liberados apenas 30% da capacidade máxima do estádio.

Para o jogo teste entre Remo e Náutico, a conscientização do público será essencial, desde o acesso ao estádio, permanência na arquibancada e o retorno seguro para a casa. Entre as recomendações que deverão ser cumpridas, e que serão alvo de fiscalização, estão apresentação obrigatória do ingresso, juntamente com documento de identificação com foto e carteira de vacinação, confirmando a imunização completa contra a Covid-19, com duas doses das vacinas CoronaVac/Sinovac, Oxford/AstraZeneca ou Pfizer, ou uma dose do imunizante da Janssen, mediante comprovação pelo conecte SUS (Sistema Único de Saúde) ou carteira de vacinação com as duas doses, tendo comprovado o recebimento da segunda pelo menos 15 dias antes da data do jogo. Crianças com até 12 anos de idade e grávidas não terão acesso permitido.

Ainda na entrada ao estádio, barreiras sanitárias serão instaladas por todos os acessos do estádio para aferição da temperatura de cada torcedor e disponibilização de álcool 70%. Dentro do espaço, orientadores fiscalizarão o uso obrigatório da máscara durante toda a permanência no local, e se o distanciamento mínimo de 1,5 metro está sendo cumprido. Na reunião também foi avaliado o protocolo de segurança

Requisitos - O protocolo estadual para a série B foi estabelecido pelos órgãos de segurança pública, especificamente a Polícia Militar, juntamente com o clube mandante, para execução de todos os requisitos aprovados integralmente. “O Estado está fortemente presente nesse evento para fazer cumprir, e para trazer também a alegria aos torcedores que aguardavam pelo retorno aos estádios de futebol para torcer pelo seu clube de coração”, ressaltou o secretário adjunto de Operações da Segup, coronel Alexandre Mascarenhas, que conduziu a reunião.

No dia do jogo, seguindo o protocolo, os portões serão abertos com quatro horas de antecedência para o início do evento, a fim de ampliar o tempo de acesso ao estádio, e assim não causar aglomeração. Os portões serão fechados às 18h.

Na Travessa Antônio Baena, entre as avenidas Almirante Barroso e Rômulo Maiorana, o acesso de veículos e pessoas sem ingresso não será permitido, salvo para moradores que apresentarem o comprovante de residência e pessoas que estejam em deslocamento para o hospital localizado naquele perímetro, informou o vice-presidente da Federação Paraense de Futebol, Maurício Bororó.

“A gente fica muito satisfeito de ver a segurança pública puxando essa reunião, se unindo a todos nesse momento, para a volta que todo mundo esperou, para a volta do público. Então, aqueles que têm o ingresso poderão ir até o local. Mas os que não tiverem, não se aproximem do estádio porque os órgãos de segurança não vão deixar passar, e vocês podem até prejudicar o seu clube”, disse o vice-presente da FPF.