Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Civil apresenta instalações da instituição para comitiva da Senasp

Por Rodrigo Reis (PC)
22/09/2021 17h12

Na tarde desta quarta-feira (22), a Polícia Civil do Pará, por meio da Diretoria de Atendimento ao Servidor (DAS), recebeu uma comitiva da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e representantes da Diretoria de Prevenção Social da Segup (Diprev), cuja pauta é o Programa Nacional de Qualidade de vida para profissionais de Segurança Pública, o Pró-Vida. 

A Senasp oferece os recursos federais para as forças de segurança. O Pro-vida é um programa da Senasp voltado para a valorização do servidor. Auxilia os estados na elaboração das políticas públicas com esse condão. Durante o encontro, a Senasp apresentou o Programa, que tem por objetivo a elaboração, implementação, apoio, monitoramento e avaliação de projetos de qualidade de vida, valorização profissional, saúde, e segurança dos profissionais de segurança pública e defesa social. 

A delegada geral adjunta da Polícia Civil do Pará, Daniela Santos, acompanhou a comitiva e reforçou que a proposta é de "estreitar laços". "Essa aproximação vai refletir em programas que poderemos desenvolver futuramente, na captação de recursos e na melhoria dos serviços que a Polícia presta no eixo de valorização do servidor", contou.  

A DAS é voltada a atender servidores e dependentes, e é composta por uma equipe multiprofissional, entre psicólogos, enfermeiros, odontólogos, entre outros, a partir de ações educativas, preventivas e curativas. O DAS realiza também ações itinerantes, nas unidades policiais da região metropolitana e interior do Estado.   

A diretora da DAS, da Polícia Civil do Pará, Socorro Bezerra, reforçou a importância da parceria com a Senasp com a PC e demais órgãos de segurança do Estado. "É um parceiro importante, já que a Senasp é responsável por receber alguns projetos desenvolvidos pela PC para a qualificação e melhoria de vidas dos servidores. Se aprovados, os recursos são direcionados para que os projetos sejam executados aqui no Pará. É uma oportunidade também de trocar experiências e discutir melhorias no sistema de segurança", pontuou. 

A comitiva da Senasp é composta por Diemerson Gomes Santana, assistente técnico (representando o coordenador-geral de políticas para os profissionais de Segurança Pública), Laelio Soares de Andrade Júnior, e Ronaldo, ambos servidores mobilizados da Coordenação de Qualidade de Vida da Senasp. A equipe está percorrendo várias cidades do país e no Pará veio conhecer e trocar informações quanto a saúde física e mental dos profissionais de segurança pública. 

“É a primeira vez que a equipe do Pró-Vida da Senasp está visitando as unidades federativas. Nossa equipe veio acompanhar e orientar as ações desenvolvidas para a Política do Programa Nacional de Qualidade de Vida dos profissionais de segurança pública, conhecer a realidade do trabalho dos órgãos. A Polícia Civil está de parabéns, percebemos que a DAS possui uma boa estrutura e atende com primor o servidor público do órgão”, comentou o representante do coordenador-geral de políticas para os profissionais de Segurança Pública, Diemerson Santana.