Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Governo firma convênio com prefeitura para desenvolver a produção agrícola em Brasil Novo

Com os recursos, a prefeitura da região da Transamazônica poderá investir em máquinas, equipamentos e veículos para incrementar a produção rural

Por Governo do Pará (SECOM)
21/09/2021 16h14

Com o objetivo de fortalecer a produção rural do município de Brasil Novo, localizado na Região de Integração do Xingu, o governador Helder Barbalho assinou, na manhã desta terça-feira (21), dois convênios com a prefeitura, no valor de R$ 1,5 milhão.

Com o repasse, segundo destacou o governador, será possível a aquisição de equipamentos, máquinas e veículos que serão utilizados no desenvolvimento da agricultura, da pecuária, do pequeno produtor, da agricultura familiar, obras em estradas e escoamento de produção em Brasil Novo.

“Esses investimentos permitirão à Prefeitura fortalecer essa que é a vocação da cidade”, enfatizou o governador, para ressaltar o compromisso do governo do Estado em trabalhar pela produção de Brasil Novo, município cuja sede fica localizada às margens da Rodovia Transamazônica (BR-230). 

O município é o quarto maior produtor de cacau (amêndoa), com uma produção média de 8.045 toneladas anualmente, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). 

A assinatura dos convênios contou com a presença do prefeito de Brasil Novo, Weder Makes Carneiro, conhecido como Pirica, do deputado federal José Priante e do secretário de desenvolvimento agropecuário e da pesca, Giovanni Queiroz. 

O titular da Sedap ressaltou a importância da aquisição de máquinas e veículos para fazer a assistência de estradas vicinais ao produtor rural. “Mais uma vez o governador do estado está estendendo a mão ao produtor rural do estado do Pará. Ficamos muito felizes com isso, pois o município é um dos que despontam, principalmente na produção de cacau, e tem terras férteis e prósperas; é um reforço para que a produção possa chegar ao seu consumidor”, destacou Queiroz. 

* Texto de Rose Barbosa (Sedap)