Alunos da rede estadual conquistam medalhas no Campeonato de Ginástica Aeróbica

Três estudantes que participaram do torneio, em Sergipe, voltaram ao Pará com medalhas, consolidando os investimentos feitos pelo governo do Estado

20/09/2021 18h18 - Atualizada em 20/09/2021 19h27

Cada vez mais, alunos da rede pública estadual de ensino se destacam em iniciativas esportivas em nível regional, nacional e internacional. Três estudantes que integraram a delegação paraense no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa e Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica, realizado em Aracaju, capital de Sergipe, conquistaram medalhas nas categorias em que disputaram.Michel Filho, campeão, e Jhonata Silva, vice-campeão

Realizado entre os dias 15 a 19 de setembro, o evento reuniu competidores de todo o País, e Pará esteve representado com nove atletas e todos conquistaram, pelo menos, uma medalha. A ginástica aeróbica é constituída basicamente por movimentos rítmicos sincronizados aos exercícios físicos, comumente realizados em academias.

Os estudantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) medalhistas são:

Michel Filho (campeão brasileiro infantil) - aluno da Escola Estadual Júlia Seffer, no município de Ananindeua (Região Metropolitana de Belém)

Jhonata Silva (vice-campeão brasileiro infantil) - aluno da Escola Estadual Santo Afonso (Belém)

Vitória Lima (campeã do torneio nacional juvenil) - aluna da Escola Estadual Feliz Lusitânia (Belém)

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, parabenizou os três alunos da rede estadual que participaram do Campeonato de Ginástica Aeróbica. A titular da Seduc ressaltou que esse destaque nacional é fruto do investimento que vem sendo realizado desde o início da atual gestão, em 2019, nas atividades esportivas nas escolas.Vitória Lima, campeã na categoria juvenil do torneio nacional

“Com toda a certeza, de 2019 até o momento, houve um fortalecimento nas ações esportivas em paralelo com a educação. O governador Helder Barbalho caminha nessa direção de implementar políticas públicas voltadas para a descoberta de novos talentos, para que os nossos jovens possam ter a oportunidade de brilhar, e a partir disso construir suas histórias no esporte. Parabéns a todos os nossos alunos que foram destaques e fizeram bonito, colocando o nome do Pará, cada vez mais, em evidência”, frisou.

Incentivo - Como estratégia para democratizar a ginástica aeróbica, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) com o Centro Norte de Ginástica e a Federação Paraense de Ginástica, permite que os alunos possam participar de competições representando o Pará. A Seel é o órgão governamental que deu todo o suporte e incentivo financeiro aos competidores no evento.

Segundo a coordenadora de Projetos Educacionais do NEL (Núcleo de Esporte e Lazer), Ana Cláudia Neves, toda vez que um atleta da rede estadual se destaca no cenário nacional, “é uma grande vitória”. A dirigente evidenciou o apoio incondicional dos órgãos e representantes do Executivo Estadual, para que os atletas paraenses tenham a possibilidade e oportunidade de se sobressair em diversos campeonatos desportivos.

“Nós só temos que agradecer ao governador Helder Barbalho, e à secretária Elieth Braga, que vem investindo gradativamente nesses alunos/atletas da rede estadual. É muito importante esse apoio incondicional aos nossos competidores, para que eles possam estar, cada vez mais, representando o nosso Estado. Com certeza, daqui a cinco anos no máximo, vamos estar colhendo os frutos desse investimento que o governo do Estado está fazendo nos atletas da rede educacional paraense”, ressaltou.

Texto: Vinícius Leal - Ascom/Seduc

Por Governo do Pará (SECOM)