Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Fundação Santa Casa começa reforma da área centenária do hospital na capital paraense

Todas as obras foram licitadas para a execução dos serviços de reconstruções de espaços como a Casa da Gestante e a Enfermaria São Roque

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
20/09/2021 14h30

Várias obras estão em curso na Santa Casa para otimizar os espaços e assegurar benefícios para quem busca os serviços do hospital Dentro do espaço físico da Santa Casa do Pará, no bairro do Umarizal, várias obras estão sendo realizadas para otimizar o local e trazer benefícios para a população que busca os serviços da instituição.

O engenheiro civil e gerente de Estrutura Física e Funcional, do hospital, Marcelo Cardoso, relata que as obras da área antiga iniciaram em setembro, e são uma das prioridades da gestão atual da Fundação.

“Manutenção predial é constante. É uma repaginação dos diversos setores para melhor atender as necessidades da instituição”, destaca o gerente.

Atenta à necessidade de reformas na área centenária da Santa Casa, a gestão realizou concorrências licitatórias para a execução das obras, como a do Centro de Nefrologia, para conclusão das reformas do bloco 31 e 32.Uma das obras aguardadas é a do Complexo Centenário

Outra obra licitada e já em execução é a do bloco 39, que envolve a Casa da Gestante e a enfermaria São Roque, com investimentos de R$ 1,038 milhão. E uma das obras mais aguardadas, a do Complexo Centenário, abrange parte da avenida Generalíssimo Deodoro e da Rua Oliveira Belo, e vem sendo executada, com valor de investimento em R$ 13,6 milhões.

“A obra já iniciada terá a duração de cerca de 12 meses. É a reforma de toda a área que fica na avenida Generalíssimo e parte que alcança a rua Oliveira Belo. Nesse prédio ficará a área de Ensino e Pesquisa da Fundação Santa Casa, a escola ETSUS, o Espaço Acolher, novos auditórios, parte da área administrativa e enfermarias. Laboratório e enfermaria Santa Maria, enfermaria São Paulo e enfermaria Maria Goreth, relata Marcelo Cardoso.

Para o presidente da Fundação Santa Casa, Bruno Carmona, essa revitalização da área centenária é fundamental para manter a história que começou neste local no final do século XIX.  “Essas questões são fundamentais para melhorar o atendimento à nossa população. O hospital centenário precisa constantemente de revitalização, reforma e adequações para que a gente esteja sempre atendendo as demandas, e com isso as resoluções e normativas dos órgãos controladores da saúde”.

Operários em ação nas obras de reformas da Santa Casa“Com a evolução tecnológica, com evolução dos atendimentos em Saúde, nós buscamos fazer esse acompanhamento a cada momento de nossa história. E neste sentido ressalto a parceria incondicional da Secretaria de Saúde (Sespa) e da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad). No apoio da Sespa, por entender da necessidade que nós temos em manter e melhorar sempre o atendimento em Saúde à nossa população, e à Seplad, por nos disponibilizar o orçamento financeiro priorizando essas ações dentro da Santa Casa, para atendermos melhor a nossa população”, pontua Bruno Carmona.

“É importante também ressaltar o empenho do governador Helder Barbalho, que sempre tem destinado recursos de investimento para a Santa Casa. Investimento tanto em obras para readequação de espaços físicos e construção de novos espaços, entre os quais equipamentos hospitalares, para que nós acompanhemos a evolução tecnológica da área da Saúde, principalmente na medicina”, destaca o gestor.

Novos Espaços - Em relação ao prédio em que funcionará o Ambulatório de Pediatria e o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), as obras já estão finalizadas, só aguardando agora a parte do mobiliário e decoração de ambiente. A previsão para entrega é no final deste ano.