Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Campanhas de final de semana vão beneficiar mais de 2.300 pacientes, com doação de sangue

Cerca de 709 doadores de sangue compareceram voluntariamente no Hemopa, em Belém, e também em ações dos hemocentros de Castanhal, Redenção e Altamira

Por Vera Rojas (HEMOPA)
20/09/2021 12h43

Em Xinguara, a mobilização dos voluntários garantiu a coleta de 122 doações de sangue e 23 cadastros de medula ósseaSábado também é dia de doar sangue. Foi dessa forma, no último dia 18 deste mês, na sede do Hemopa, em Belém, que já abre normalmente, aos sábados, para coleta de sangue, e também nos hemocentros regionais de Castanhal, Redenção e em Altamira, que realizaram inclusive campanhas externas. Um trabalho coletivo que rendeu cerca de 709 comparecimentos e 585 bolsas de sangue, que vão beneficiar aproximadamente 2.340 pacientes internados nas redes hospitalares pública e privada do Pará.

Em Belém, o movimento foi impulsionado pela parceria da Guarda de Nazaré, na sede do Hemopa, em Batista Campos; e na Unidade de Coleta Castanheira. Um total de 386 voluntários que asseguraram 302 coletas de sangue.Guarda de Nazaré, na sede do Hemopa, em Batista Campos

Já em Xinguara, houve a campanha externa do Hemopa Redenção, realizada em alusão ao Dia Mundial dos Doadores de Medula óssea, comemorada no dia 18, deste mês. A ação foi promovida em parceria com a Prefeitura Municipal e a campanha no Hospital Municipal de Xinguara, e contou com participação de 137 voluntários. A mobilização resultou na coleta de 122 doações de sangue e 23 cadastros de medula óssea.

Durante a ação estratégica, a farmacêutica do Hemocentro, Sílvia Cristina, ministrou palestras ao público e incentivou a inscrição de cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Ela também esclareceu dúvidas sobre o tema. A ação contou com apoio de um grupo de estudantes do curso de Farmácia da Faculdade Integrada de Carajás (FIC), servidores da prefeitura municipal, Grupo Seven Bicks, Polícia Militar, Igrejas evangélicas e católicas; grupo Homens e Mulheres do Bem, de Rio Maria; Academia de Box Elton Barbosa.

Estiveram presentes na campanha o prefeito de Xinguara, Moacir Pires de Faria; o secretário municipal de Saúde, Yparagassu Goiano Remígio; a biomédica responsável técnica da Agência Transfusional (AT) do hospital municipal de Xinguara, Solange Silva Vilela.

Em Igarapé-Açu, voluntário orgulhoso de seu gesto solidário, incentivado por campanha do Hemocentro Regional de CastanhalO Hemocentro Regional Castanhal promoveu uma campanha externa de coleta de sangue em Igarapé Açu, no Centro de Ensino Êxito. O trabalho resultou em 152 comparecimentos e 137 bolsas de sangue.

No Hemonúcleo de Altamira a abertura no sábado rendeu mais 24 bolsas de sangue ao estoque da instituição que contou com a partcipação de 34 voluntários.Grupo de Voluntários no Hemonúcleo de Altamira, que abriu no sábado (18), e ao todo coletou 24 bolsas de sangue ao estoque

Gerente de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, a assistente social Juciara Farias, agradece aos voluntários do final de semana. “Obrigada pelo apoio de cada um que tirou um tempinho para salvar vidas, doando sangue. Isso é amor ao próximo. Somente assim podemos manter a regularidade do estoque de sangue no Pará”.