Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Projeto de qualificação para servidores no interior do estado atinge mil certificações

Um dos principais objetivos da ação é descentralizar a oferta de cursos voltados à gestão pública

Por Isabela Quirino (EGPA)
20/09/2021 09h15

A integração entre Estado e municípios para a qualificação profissional de gestores e servidores públicos foi a motivação para o desenvolvimento do “Fórum de Governança Pública por Todo o Pará”, projeto de capacitação do Governo do Pará por meio da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) que, nesta última semana, atingiu a marca de mil certificações. 

Um dos principais objetivos da ação é descentralizar a oferta de cursos voltados à gestão pública e, para este projeto, as aulas são focadas nos eixos de Educação, Assistência Social, Saúde, Administração e Planejamento, Plataforma Mais Brasil e Educação Fiscal. Desde junho já foram realizados seis polos do projeto: Ananindeua, Goianésia do Pará, Breves, Belém, Redenção e Xinguara, abrangendo 51 municípios paraenses. 

Isabel Pessoa, assessora técnica da Câmara de Legislação e Normas do Conselho Municipal de Educação de Redenção, é servidora da área de educação há quinze anos e já participou de cinco outras formações ofertadas pela EGPA, mas para ela, o Fórum de Governança foi um diferencial.  

“Os conteúdos são atualizados, os professores são excelentes e temos o benefício de receber a qualificação presencialmente e conseguir aplicar na sala de aula exemplos práticos da nossa região ou município”, disse.  

A diretora geral da Escola de Governança, Evanilza Marinho, destaca que o objetivo é compartilhar o que há de mais novo em conhecimento nos eixos apresentados, além de tornar os servidores formados em multiplicadores em seus municípios e secretarias, para o fortalecimento das equipes. 

“Realizar o Fórum de Governança é um privilégio para a EGPA e estamos caminhando para levar a formação para todos os municípios paraenses com conteúdos que conversam com as necessidades dos servidores e da gestão”, finaliza a diretora.  

O Fórum de Governança Pública também prevê etapas de formação continuada para os municípios que já participaram das capacitações presenciais, com trilhas de formação na modalidade de Ensino a Distância, que aprofundam os temas debatidos em sala de aula. Na última semana, os alunos formados no eixo de educação finalizaram a primeira atividade: um webinário sobre gestão dos recursos públicos. 

 

Parcerias

O projeto conta com a parceria das secretarias estaduais de Saúde (Sespa); de Educação (Seduc); de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster); e, ainda, da Escola Fazendária; Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA); Federação das Associações de Municípios do Pará (Famep) e de todas as associações de municípios do Pará. 

A partir de terça-feira (21) o Fórum de Governança Pública por Todo o Pará estará em Parauapebas para a formação de servidores de Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Marabá, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.