Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E SUSTENTABILIDADE

Parque do Utinga tem Feira da Biodiversidade neste sábado (18) com produtos e artesanatos

Esta edição será no espaço de Acolhimento do Parque e reunirá agricultores de diversos municípios paraenses com acervo de itens naturais e orgânicos

Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)
17/09/2021 16h15

No próximo sábado (18), o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna recebe mais uma edição da "Feira da Biodiversidade", realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio). A feira vai funcionar no espaço de Acolhimento do Parque e reunirá um grande acervo de produtos naturais orgânicos, livres de agroquímicos, baseados em práticas sustentáveis e técnicas artesanais de produção.

O evento ocorre uma vez ao mês e oferece produtos como frutas, legumes, verduras, artesanatos, biojóias e afins. A ideia do projeto foi concebida pela Gerência da Região Administrativa de Belém, vinculada à Diretoria de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação (DGMUC) do Ideflor-bio.

Além de ser um excelente lugar para a prática de esportes e para um bom passeio ao ar livre com a família, a premissa principal do Parque é a preservação. O espaço é uma unidade de conservação e a Feira da Biodiversidade se propõe a inspirar à consciência ao público. "Tem um papel fundamental de instigar, cada vez mais, os visitantes do local a terem um comportamento sustentável, empatia com o meio-ambiente, a conscientização com relação a limitação dos recursos naturais, o que pode vir a culminar numa consciência coletiva dos frequentadores", destacam os organizadores do evento.

CURIOSIDADES SOBRE AS MEDIDAS SUSTENTÁVEIS
O desenvolvimento sustentável prima pela relação equilibrada entre crescimento econômico, conservação ambiental e preocupação social. A partir da sensibilização da sociedade em razão do uso irracional dos recursos naturais e dos impactos ambientais gerados pela ação humana, o conceito de crescimento sustentável se coloca como uma alternativa, que promove a interdependência entre economia, meio ambiente e sociedade.

O conceito de desenvolvimento sustentável remete, dessa maneira, à importância de três princípios para a sua efetivação: os princípios econômicos, ambientais e sociais. Essas ações remetem ainda ao conceito de sustentabilidade, ligado à promoção de ações que ofereçam sustentação para o crescimento econômico, a preservação ambiental e a redução da desigualdade social.

Desse modo, o desenvolvimento sustentável é composto por um conjunto de princípios que permeiam o desenvolvimento da economia, a partir de ações de cunho ambiental e social. Para tal, percebe-se a importância do desenvolvimento sustentável, que prima pelo crescimento econômico de maneira que não haja prejuízos para as gerações futuras, uma vez que são registrados altos impactos ambientais promovidos pelas atividades produtivas na atualidade. São exemplos de ações sustentáveis:
- a reutilização de recursos ambientais, como a coleta seletiva; e
- a utilização de meio de transportes não poluentes, como as bicicletas.

SERVIÇO

O Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna tem entrada franca e funciona segunda, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo - das 6h às 17h; e fecha nas terças-feiras para manutenção. 

Texto de Gabriel Nascimento (OS Pará 2000).