Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BENEFÍCIOS

Iasep garante cotas adicionais a segurados que tenham condições especiais

O Instituto de Assistência dos Servidores do Estado investe para atender às necessidades de mais de 214 mil beneficiários

Por Ádria Azevedo (SECOM)
16/09/2021 20h41

O Plano Iasep, responsável pela assistência à saúde de servidores estaduais e seus dependentes, e de pensionistas, funciona sob o sistema de cotas. Cada segurado tem direito a um quantitativo anual de exames e consultas, como forma de garantir que o Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep), gestor do plano, tenha recursos para atender mensalmente às necessidades de seus mais de 214 mil beneficiários em todo o Estado. Não há limite para atendimentos de urgência/emergência, internação e cirurgia.

Porém, alguns segurados, em condições especiais, usam de forma mais intensiva o plano, daí a necessidade de mais cotas para exames e consultas. É o caso de pessoas com algumas doenças crônicas, em processo de pré ou pós-operatório, gestantes e bebês de até 12 meses. Para eles, há o Programa de Procedimentos Adicionais, que amplia as cotas de acordo com a necessidade específica do segurado. No caso de gravidez, por exemplo, aumentam as cotas para exames de ultrassonografia. Para doenças oculares são ampliados os direitos a exames oftalmológicos, e quando o diagnóstico é de transtornos mentais aumentam as sessões de psicoterapia.Asmáticos, os gêmeos Vítor e Davi são beneficiados pelo pacote de doenças do aparelho respiratório

Direitos - O assistente social Evandro Ladislau, da Coordenadoria de Assistência Social, explica a importância desse benefício para os segurados do Iasep. “O Programa de Procedimentos Adicionais garante que pessoas com doenças crônico-degenerativas, gravidez e outras situações não sofram qualquer tipo de descontinuidade em seus atendimentos. Nosso setor é o que garante o acesso a essas cotas adicionais”, esclarece.

O servidor pontua alguns avanços implementados recentemente. Em 2019 houve a liberação para pessoas com câncer, insuficiência renal crônica, diabetes, hipertensão e artrose, com a apresentação anual da documentação médica para a renovação do cadastro no programa, bastando apenas o pedido de recadastro.

Já em 2021, por conta da pandemia, cerca de 5 mil pessoas tiveram o cadastro automaticamente renovado, sem necessidade de solicitação, para que não precisassem comparecer ao Iasep por serem consideradas grupo de risco para a Covid-19. As condições incluídas no benefício foram os pacotes de neoplasias, doenças do aparelho circulatório e cardiovascular, diabetes e insuficiência renal crônica. 

Diagnóstico e tratamento - Os gêmeos Vítor e Davi, de seis anos, filhos da servidora Hilda Leal, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), são beneficiários do programa desde o primeiro ano de vida. Asmáticos, eles são inscritos no pacote de doenças do aparelho respiratório, que garante, além das consultas e exames adicionais, várias sessões de fisioterapia a mais. 

“O aumento de cotas me ajuda muito com eles, porque eles têm um problema ainda não diagnosticado de morder a linguinha à noite, durante o sono, até sangrar. Então, todos esses anos eu tenho feito praticamente todos os exames para tentar diagnosticar pelo Iasep, por conta desse aumento”, conta Hilda. 

“A baixa qualidade do sono deles causa queda na imunidade, que os deixa mais suscetíveis aos problemas respiratórios e alérgicos que têm, e que se desenvolvem com muito mais frequência e mais potencializados. Por isso, a fisioterapia que eles fazem na natação, que os ajuda a respirar melhor, é fundamental”, afirma a titular do plano. “Todas as especialidades que eu procuro, eu consigo através do Iasep. Me sinto muito satisfeita com o programa e a equipe da CAS”, completa.

Números - A cada ano, a Coordenadoria de Assistência Social realiza cerca de 10 mil atendimentos, entre solicitações de cadastro, orientações, dúvidas e outros. Fora os 5.076 segurados automaticamente recadastrados no programa em março deste ano, o setor cadastrou, entre janeiro e julho de 2021, 4.165 pessoas, em todas as condições previstas pelo programa.

Entre os cadastros mais comuns, nesse período, estão as doenças do aparelho circulatório e cardiovascular, principalmente hipertensão, com 2.530 registros; neoplasias, com 1.951 segurados, e diabetes, com 1.771 solicitações. Durante o primeiro semestre, foram 44.914 procedimentos realizados por meio do programa.

Acesso - Para solicitar o aumento de cotas basta comparecer a uma unidade do Iasep ou enviar um e-mail para iasepassistenciasocial@gmail.com, e comprovar a condição especial, por meio de exames e laudos médicos, além de apresentar RG, cartão do plano e especificar endereço completo e contato telefônico. 

A solicitação é avaliada pela equipe da CAS e pela auditoria médica. Se a documentação estiver em conformidade, as cotas adicionais são liberadas em até três dias úteis.