Colaboradores do Regional da Transamazônica recebem capacitação de atendimento em Libras
Os profissionais que atuam no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT) em Altamira, participaram de uma capacitação da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A capacitação teve como objetivo melhorar o atendimento a pessoas com deficiência auditiva que são atendidas na unidade. Organizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do hospital, o curso foi realizado nesta terça-feira (14), em dois turnos e contou com a participação de 20 colaboradores dos setores assistencial, administrativo e de apoio.
De acordo com Shayne Pinheiro, coordenadora do NEP, é importante e imprescindível capacitar os colaboradores da unidade para proporcionar um melhor atendimento às pessoas com deficiência auditiva. “Assim, avançamos na promoção de uma saúde segura, de qualidade e acessibilidade aos nossos pacientes e acompanhantes. Tivemos muita procura pelo curso, nossos funcionários estavam motivados e interessados em aprender. Já estamos nos programando para o nosso próximo encontro, que deve ocorrer em breve”, explica a coordenadora.
Para a professora Monalisa Barros, o atendimento em libras no ambiente hospitalar é responsabilidade de todos e é importante tornar a língua cada vez mais comum e acessível.
“A turma estava focada em aprender. Eles me receberam muito bem e eu percebi que eles possuem o jeito certo para sinalizar. Já os vi praticando pelos corredores aqui do hospital. Então, tenho certeza que os atendimentos às pessoas surdas será muito bem feito”, conclui a professora.
Fernanda Guedes é auxiliar administrativa do HRPT e foi uma das participantes do curso. Para ela, foi uma inovação. “É um conhecimento a mais que poderemos passar adiante. Tenho certeza que os pacientes com deficiência auditiva se sentirão mais acolhidos e seguros”, finaliza.
O Regional da Transamazônica é reconhecido nacionalmente entre os melhores hospitais públicos do Brasil. A unidade possui a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O reconhecimento atesta a qualidade dos serviços prestados à população no interior do Pará.
Texto: Karine Sued (Ascom/HRTA)