Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR

Escola de Governança Pública do Pará debate o serviço público para um futuro pós Covid-19

O Colóquio de Governança é um espaço para debates voltados à pesquisa em instituições públicas estaduais e de ensino superior 

Por Isabela Quirino (EGPA)
15/09/2021 14h21

Pelo quarto ano consecutivo a Escola de Governança Pública do Pará (EGPA) realiza o Colóquio de Governança Pública, nesta edição, a programação conta com o tema “Repensando o serviço público para um futuro pós Covid-19” e segue até amanhã (16), totalmente online pelo canal do Youtube da instituição. Quase 300 servidores públicos estão inscritos no evento.Escola de Governança realiza Colóquio online até esta quinta, 16 

Iniciativa do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública (CEPPE) e do Instituto de Formação Profissional e Superior (ISEG) da EGPA, o Colóquio de Governança busca ser um espaço acadêmico para debates voltados à pesquisa em instituições públicas estaduais e de ensino superior. 

“Acredito que o Colóquio já seja uma programação consolidada e, a cada ano, vemos uma participação mais ativa dos servidores, tanto na participação como ouvinte quanto nas apresentações de artigos e esse retorno nos motiva como instituição de ensino superior”, afirma a diretora geral da Escola de Governança, Evanilza Marinho. 

Para a secretária de Planejamento e Administração, Hana Ghassan, a iniciativa merece destaque. “O conhecimento científico que está sendo compartilhado durante a programação é de extrema importância para a gestão pública, causando impactos positivos na população paraense”. 

Durante a programação dos dois dias, a EGPA oferta palestras voltadas à gestão pública, com foco em reunir pesquisadores, servidores públicos e estudantes que tenham como objeto de suas pesquisas a análise da atuação do espaço público e o processo de governança. Servidores públicos e acadêmicos também recebem um espaço para apresentação de artigos, já pré-selecionados pela comissão julgadora. 

Para este ano foram selecionados 17 artigos para publicação nos eixos de pesquisa que compõem o Observatório de Governança Pública: Política Pública e Governança (PPG); Educação e Cidadania (EC); Gestão do Conhecimento e inovação tecnológica (GCIT); Orçamento e Finanças Públicas (OFP). O Observatório é o grupo de estudos e pesquisas vinculado ao CEPPE.

Katia Elias, da diretoria de desenvolvimento de gestão da SEPLAD,  é uma das profissionais que investem na produção acadêmica. "O que me motiva é poder contribuir com conhecimento e pesquisa para o aprimoramento da gestão pública, na perspectiva de que essas produções possam ser socializadas com a sociedade", explica. 

O artigo da servidora discute a participação democrática pela via dos conselhos de políticas públicas, visando a centralidade da participação social na agenda pública do Estado, como mecanismo estratégico de partilha de poder com o Estado na formulação e controle das políticas públicas. 

"Iniciativas como o Colóquio revelam as produções de conhecimento e contribuições dos servidores públicos que estão represadas nas organizações públicas, das quais não se tem conhecimento. Daí a importância do evento: incentivar e revelar essas potencialidades, bem como,  canalizá-las para aprimorar a intervenção estatal", finaliza.