Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTE

Estado autoriza início de licitação para reconstrução do terminal hidroviário de Acará

O novo terminal terá capacidade para atender quase 70 mil pessoas e amplo impacto nos setores produtivos do município

Por Matheus Rocha (SEAC)
14/09/2021 21h13

Governador Helder Barbalho (c) após autorizar a licitação de mais uma obra essencial para o desenvolvimento do município de AcaráO governador Helder Barbalho assinou, no final da tarde desta terça-feira (14), a autorização de abertura do processo licitatório para a reconstrução do Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas do Município de Acará, na região Nordeste. A nova estrutura de transporte, que ficará às margens do Rio Acará, deverá atender quase 70 mil pessoas, fomentando o turismo e a economia local, e contribuindo para o desenvolvimento municipal.

O comerciante Raimundo Maciel, que reside há 23 anos em Acará, trabalhando próximo ao trapiche da cidade, acredita que o novo terminal contribuirá para o desenvolvimento do município. "Quanto mais movimento dentro da cidade é melhor. A cidade ainda é muito pequena, custa muito a se desenvolver. A construção do terminal vai ajudar no desenvolvimento. Quanto mais progresso, melhor”, disse o morador.

Helder Barbalho destacou o potencial produtivo da regiãoDurante o ato de assinatura do documento, o governador Helder Barbalho enfatizou a importância da construção do novo terminal hidroviário para o crescimento do Acará. “Esta região merece a atenção do governo do Estado. É uma região produtiva. Hoje estamos garantindo a licitação para o terminal hidroviário da cidade, fortalecendo este modal e reafirmando o compromisso do governo para melhorar a infraestrutura da cidade. Com este terminal, nós fazemos um gesto para fortalecer uma vocação que este Estado tem que assumir, que é o transporte hidroviário”, afirmou o governador.

O novo terminal contará com cadeiras confortáveis, banheiros, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo e guarda-volumes, além de televisão e bebedouro. A obra também prevê a instalação de novas instalações elétricas e hidrossanitárias, além de sinalização do espaço. Já a obra naval contemplará a instalação de rampa metálica biarticulada coberta e flutuante coberto, para embarque e desembarque de passageiros.Assinatura da autorização do governo do Estado para início da licitação para reconstrução do terminal hidroviário

Estrutura para os produtores - O prefeito de Acará, Pedro Moraes (Pedrinho da Balsa), destacou a valorização do município pelo governo do Estado. “Parabenizo o governo do Estado pela iniciativa, por enxergar que o Acará é muito maior do que podemos imaginar. O Acará é um município que está batendo recordes na produção de açaí, e hoje nós não temos um terminal hidroviário que recepcione o povo das ilhas, os produtores. Esta obra mostra a valorização do povo acaraense”, destacou.

O presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará, Abraão Benassuly, ressaltou a importância do projeto do novo terminal. “É uma obra muito relevante para o município e região. Vamos fazer com que as pessoas se sintam mais seguras no deslocamento e na chegada à cidade. É um avanço também na questão da produção, no escoamento e transporte escolar, dando mais segurança, dignidade e conforto para a população”, frisou.

Ainda segundo o presidente da CPH, a previsão é que o processo licitatório para a contratação da empresa responsável pela obra deva ser concluído em 20 dias.