Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMAÇÃO

Projeto Detran nas Escolas realiza ação educativa em área do TerPaz, em Marituba

alunos da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Luz e Vida participaram de várias atividades lúdicas que incentivam a segurança no trânsito

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
14/09/2021 18h52

Ação educativa mobilizou alunos da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Luz e VidaO Departamento de Trânsito do Estado (Detran) está presente nas escolas contempladas pelo Programa Territórios pela Paz (TerPaz) em Marituba, município da Região Metropolitana de Belém. Na manhã desta terça-feira (14), o órgão realizou mais uma ação educativa com os alunos da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Luz e Vida, no bairro São Francisco. Diferente do currículo escolar da educação infantil, as crianças tiveram a oportunidade de aprender como funciona a dinâmica do trânsito, o comportamento seguro e itens de segurança. 

O Projeto Detran nas Escolas foi idealizado há mais de seis anos com a realização de atividades educativas com crianças e adolescentes. O objetivo é ensinar e reforçar o comportamento seguro no trânsito, atentar para os fatores de risco, itens de segurança e os valores fundamentais, como ética, respeito, responsabilidade e cidadania. Crianças aprendem o uso da faixa de pedestre em jogo de colorir

Esse conhecimento é repassado para aos menores por meio de abordagens lúdicas, como jogos de tabuleiro, atividades pedagógicas e informações básicas sobre o uso da faixa de pedestres, conhecimento das placas de sinalização de trânsito e segurança viária. 

De acordo com a equipe do Detran, a escola, e especialmente as crianças, são mais promissoras ao processo de ensino e aprendizagem, o que culmina na multiplicação do conhecimento e do comportamento correto em casa e com os pais.

A Escola Luz e Vida atende 300 crianças de dois a 12 anos. Destas, 30 participaram das atividades do Projeto Detran nas Escolas. A escola possui amplo espaço arborizado, utilizado pelos alunos para a realização de práticas de cuidados com o meio ambiente e sustentabilidade. 

Atividades lúdicas sobre trânsito seguroFuturos cidadãos - O gerente de Programas e Projetos Pedagógicos da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran, Ricardo Domond, explicou que o projeto com as crianças foi idealizado para iniciar a formação dos futuros cidadãos, que um dia farão parte do trânsito. "Um dia essas crianças serão condutoras, terão habilitação, e serão parte atuante no trânsito. Pensamos que fazer esse trabalho com elas é relevante, porque tudo que se aprende na infância é levado para a vida, como responsabilidade, ética e o comportamento seguro", ressaltou.

Miriam Pinheiro, diretora da Escola, enfatizou que esse conhecimento é importante para a formação das crianças. "Aqui na escola temos a semana do trânsito, dentro da matéria de Geografia, onde realizamos diversas atividades com os nossos meninos e meninas, como desenhos, mini teatro com as professoras e muito conhecimento teórico. Ter a equipe de educação do Detran, que traz essa experiência prática e lúdica para eles, é uma forma de conhecimento que fixa muito mais na mente deles", afirmou.

A estudante Luane Souza aprovou as ações do projetoPara a estudante Luane Souza, 9 anos, com essa prática as pessoas podem ter um comportamento responsável. "Achei muito legal isso; o trânsito é muito importante. Vou contar tudo para o papai e mamãe. Eles sempre me levam e vêm me buscar na escola, sempre com responsabilidade", contou. 

O Projeto Detran nas Escolas continua percorrendo unidades de ensino até a próxima sexta-feira (16). (Colaboração: Celso Junior).